Publicado em: 09/08/2017 16:54:01.394
Com aula inaugural proferida pelo professor Luís Fernando Sayão, docente dos programas de pós-graduação da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO) e da Fundação Casa de Rui Barbosa, foram oficialmente abertas, nessa segunda-feira (7), as atividades do doutorado interinstitucional em Ciência da Informação, convênio da Universidade Federal de Rondônia (UNIR) com a Universidade do Estado de São Paulo (USP).

Na ocasião, o reitor Ari Ott ressaltou a importância da participação de dois técnicos da UNIR compondo, juntamente com diversos docentes, a primeira turma do programa de doutoramento. “Isto evidencia a determinação que a administração da UNIR tem assumido no sentido de prestigiar e elevar a qualificação de todos os que contribuem com sua força de trabalho para que ela cumpra sua missão institucional”, afirmou o reitor.
A solenidade de abertura reuniu à mesa os professores doutores Ari Ott, reitor da UNIR; Leonardo Calderon, pró-reitor de Pós-Graduação e Pesquisa; Gleimíria Costa, diretora do Núcleo de Ciências Sociais Aplicadas; e Joliza Fernandes e Asa Fujino, respectivamente coordenadora e coordenadora pedagógica do Programa de Doutoramento Interinstitucional em Ciência da Informação.

A aula inaugural versou sobre o tema “Curadoria de dados científicos: uma agenda renovada de pesquisa em Ciência da Informação”. O professor Luís Fernando Sayão observou que a curadoria digital surge como uma nova área de práticas e de pesquisa de espectro amplo que dialoga com várias disciplinas e diversos gêneros de profissionais: “Isto porque, como se trata de uma área que só recentemente despontou como crítica para a pesquisa, ainda restam muitas lacunas práticas e teóricas a serem equacionadas, orientadas, preferencialmente, por uma abordagem multidisciplinar”.