Publicado em: 09/08/2017 17:03:35.849
O protocolo de intenções firmado entre a Universidade Federal de Rondônia (UNIR) e a Universidade Amazônica do Pando, na cidade de Cobija, na Bolívia, no dia 4 deste mês, veio estabelecer as bases para que as duas instituições desenvolvam o planejamento de atividades que vão convergir para a abertura de novas perspectivas acadêmicas na Amazônia.

A pactuação, assinada pelos reitores Ari Ott e Ludwing Anciénega Baptista, tem por objeto a cooperação técnica, científica, educacional e cultural, visando ao desenvolvimento e à execução conjunta de programas e projeto, com o intercâmbio em assuntos educacionais, culturais, científicos e tecnológicos. A Universidade do Pando reúne em seu quadro discente um grande número de brasileiros.

Na avaliação do reitor Ari Ott, dentre as ações previstas no documento, deve-se destacar o desenvolvimento de projetos de pesquisa conjuntos. Segundo ele, “a complexidade da região Amazônica, especialmente em um momento em que as atenções internacionais se voltam para ela, exige iniciativas que fomentem e potencializem os trabalhos de pesquisa desenvolvidos a partir das instituições estabelecidas na própria Amazônia”.

Ari Ott e Ludwing Baptista manifestaram também suas expectativas que, com a assinatura do protocolo, abra-se uma perspectiva de planejamento efetivamente conjunto, fazendo com que os projetos dele decorrentes já nasçam com identidade transnacional, dentro de um compromisso de propiciar o desenvolvimento do ensino, pesquisa e extensão, beneficiando, indistintamente, as comunidades amazônicas, especialmente do Estado de Rondônia e do Departamento do Pando.