Docente da UNIR recebe título de Cidadão do Estado de Rondônia


Publicado em: 15/08/2017 13:45:01.529


   Por proposição do deputado Anderson do Singeperon, a Assembleia Legislativa concedeu ao professor Josenir Detoni, no dia 10 deste mês, o título de Cidadão do Estado de Rondônia. A sessão solene teve à mesa de honra o reitor da Fundação Universidade Federal de Rondônia (UNIR), Ari Ott, e o ex-reitor José Detoni, pai do homenageado. Também compuseram a mesa a advogada Aline Silva Correa, representando a OAB-RO e a vice-presidente do Tribunal Regional do Trabalho da 14ª Região, desembargadora Socorro Guimarães, uma vez que na mesma sessão foi feita homenagem ao programa Justiça e Cidadania, da corte trabalhista.

   Observando que construir presídios é muito mais caro que construir escolas, o deputado Anderson ressaltou em seu pronunciamento que “atualmente há uma dificuldade muito grande na docência, uma vez que o aluno não recebe da família a atenção que precisa”. O reitor Ari Ott, ao fazer uso da palavra na solenidade, afirmou que a UNIR também estava sendo homenageada e destacou o “altíssimo valor da carreira acadêmica do professor Josenir Detoni”.

   Josenir Lopes Dettoni é professor da UNIR há mais de uma década. Formado em Filosofia, especialista em Metodologia do Ensino Superior, mestre em Ciências da Saúde pela UnB e doutor em Ética pelo Unisinos, ele recentemente se tornou o primeiro professor no Estado de Rondônia a ser aceito pela mundialmente renomada Universidade de Oxford, na Inglaterra, para realizar estágio doutoral como Academic Visitor (professor visitante), colocando Rondônia em um patamar de discussão acadêmica de primeiro nível internacional.


   Por sua atuação em Oxford, o professor Josenir Dettoni tornou-se membro da Oxford Philosophical Society (Sociedade Filosófica de Oxford), entidade vinculada à Universidade de Oxford que promove o interesse pela Filosofia em âmbito global.