Jornada do HISTEDBR traz a Rondônia criador da pedagogia histórico-crítica


Publicado em: 22/08/2017 15:54:28.75



   Com a proposta de discutir a influência da Revolução Russa em processos posteriores, inclusive nas propostas educacionais, o Grupo de Pesquisa História, Sociedade e Educação no Brasil (HISTEDBR-RO) realiza, no período de 11 a 13 de outubro de 2017, evento que traz a Porto Velho o criador da pedagogia histórico-crítica, Dermeval Saviani.
   Dentre os convidados especiais, destacam-se os professores José Luís Sanfelice (Unicamp), Newton Duarte (Unesp/Araraquara) e Dermeval Saviani, docente aposentado da Unicamp, da qual é professor emérito, pesquisador emérito do CNPq, coordenador geral do Grupo de Estudos e Pesquisas "História, Sociedade e Educação no Brasil" (HISTEDBR), e autor de mais de 20 livros e considerado um dos principais intelectuais vivos da educação brasileira.
   Considerada um marco na educação brasileira, porém pouco praticada no cotidiano escolar, a Pedagogia Histórico-Crítica é definida por Saviani como tributária da concepção dialética, especificamente na versão do materialismo histórico, tendo fortes afinidades, no que ser refere às suas bases psicológicas, com a psicologia histórico-cultural desenvolvida pela “Escola de Vigotski”. Assim, a educação é entendida como o ato de produzir, direta e intencionalmente, em cada indivíduo singular, a humanidade que é produzida histórica e coletivamente pelo conjunto dos homens.
   A I jornada do HISTEDBR-RO tem com o tema Educação e Marxismo: 100 anos da Revolução Russa. O evento conta com a parceria e apoio de outros grupos de pesquisa vinculados à Fundação Universidade Federal de Rondônia (UNIR), como o Centro de Estudos Marxistas em Educação e História na Amazônia (CEMEHIA/UNIR), o Núcleo de Estudos Históricos e Literários (NEHLI/IFRO) e o Centro Interdisciplinar de Estudos e Pesquisas em Educação e Sustentabilidade (CIEPES/UNIR). E, também, do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO).
   O prazo para submissão de trabalhos é até 11 de setembro. Estão disponíveis no site http://www.jornadahistedbr.unir.br/ as normas para submissão de trabalhos, a programação detalhada e outras informações.