Publicado em: 29/08/2017 11:29:30.124
O professor doutor Luciano Flávio de Oliveira, docente do Curso de Teatro da Fundação Universidade Federal de Rondônia (UNIR), lança no próximo dia 31 de agosto seu livro intitulado Eid Ribeiro e o Armatrux em Processo: o objeto flutuante entre a poética e a estética teatral. O lançamento acontecerá às 19h30, dentro da programação do II Congresso Métodos Fronteiriços da UNIR, que está sendo realizado no IFRO – Campus Calama.
A obra é resultado da pesquisa de doutorado realizada pelo professor ao longo de quase cinco anos em distintas universidades brasileiras: Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC), Universidade de São Paulo (USP), Universidade Estadual Paulista (UNESP) e Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG).
Neste trabalho, o autor analisa o lugar dos objetos cênicos em três processos criativos e espetáculos teatrais do encenador mineiro Eid Ribeiro: De Banda pra Lua, No Pirex e Thácht. Os espetáculos escolhidos vieram de uma trilogia montada com o Grupo de Teatro Armatrux. A análise de cada um desses espetáculos constituiu um capítulo da tese: o segundo, o terceiro e o quarto, respectivamente. O primeiro capítulo foi destinado a discussões de caráter mais teórico, em que o pesquisador analisou os conceitos de poética e de estética teatral e discorreu sobre uma categoria ampliada de objetos cênicos. A partir desta, chegou a quatorze subcategorias dos objetos como, por exemplo, objeto-objeto, objeto-antropomórfico, objeto-faltante, etc. Por sua vez, na introdução, traçou um pequeno histórico da carreira de Eid Ribeiro e também do Armatrux. O livro, que foi lançado pela Editora Scienza, obedece exatamente a essa divisão. O que o diferencia da tese é uma apresentação redigida pelo professor doutor Rogério Santos de Oliveira, da Universidade Federal de Ouro Preto, e a ausência dos anexos.
Com a publicação, o autor almeja alcançar o público da graduação, mais especificamente estudantes de cursos de Teatro e Artes Cênicas. “Contudo, pela simplicidade da linguagem, e dadas as especificidades da cena ribeiriana junto ao Armatrux, creio que a obra se presta também para artistas e estudantes de diversas linguagens artísticas: teatro, teatro de animação, cinema, cinema de animação, etc”, observou.
Luciano Oliveira destaca que se trata de um livro interativo, pois a partir de códigos de barra constantes ao longo de todo o trabalho, o leitor pode acessar, por meio de um leitor de QR Code instalado em celular ou tablet, vídeos e áudios citados nas análises.
Mais informações sobre a obra podem ser obtidas no sítio eletrônico da da Editora Scienza, neste link.