Cursos de Agronomia e Enfermagem da UNIR obtêm notas máximas no Enade


Publicado em: 02/09/2017 18:37:35.778


   Com notas máximas para os cursos da UNIR de Agronomia e de Enfermagem e com conceituação elevada para os cursos de Medicina e Medicina Veterinária, foi publicado no Diário Oficial da União dessa sexta-feira, 1º de setembro, o resultado do Enade de 2016. O resultado foi recebido pelo reitor Ari Ott como “um sinalizador de que a Universidade está no caminho certo”.
   O curso de Agronomia, ministrado no Campus de Rolim de Moura, foi avaliado com IDD 5 e conceito 4. Enfermagem, ministrado em Porto Velho, também recebeu nota máxima, com conceito 5, sendo 4 o seu IDD. O curso de Medicina, também em Porto Velho, por sua vez, obteve conceito 4 e IDD 4, enquanto o de Medicina Veterinária, de Rolim de Moura, foi avaliado com conceito 3 e IDD 4. As notas atribuídas pelo Enade se distribuem em uma escala de 1 a 5, sendo 1 e 2 insatisfatórios, 3 avaliando a qualidade como satisfatória, 4 como boa e 5 como excelente.
   O “Conceito” leva em conta a nota, no Enade, dos concluintes nos cursos de graduação, mostrando quais cursos formam profissionais mais bem preparados. Já o Indicador de Diferença dentre os Desempenhos Observado e Esperado (IDD) mostra o quanto a faculdade acrescenta aos estudantes e foi criado para evidenciar a qualidade do trabalho da instituição de ensino, já que em algumas instituições os alunos já se diferenciam no ingresso, por terem um nível mais elevado.
   O reitor Ari Ott destacou que os indicadores de qualidade da educação superior mostraram que os cursos das universidades federais foram melhor que os da rede privada. As federais tiveram 43% das instituições com conceito 4; e 16% com o conceito 5. Enquanto isso, nas particulares, os percentuais foram, respectivamente, de 19% e 3%.