Prazo para submissão de trabalhos para Jornada do HISTEDBR foi prorrogado até 24 de setembro


Publicado em: 13/09/2017 10:02:56.372



            Foi prorrogado até o dia 24 de setembro de 2017 o prazo para submissão de trabalhos para a I Jornada do HISTEDBR-RO. Com o tema “Educação e Marxismo: 100 anos da Revolução Russa”, a proposta do evento é discutir a influência da Revolução Russa em processos posteriores, inclusive nas propostas educacionais. A I Jornada do HISTEDBR-RO é uma realização da Fundação Universidade Federal de Rondônia (UNIR), através Grupo de Pesquisa História, Sociedade e Educação no Brasil (HISTEDBR-RO), em parceria com o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO). O evento será realizado de 11 a 13 de outubro de 2017, no Auditório do IFRO – Campus Calama, em Porto Velho.
            Os interessados em submeter trabalhos completos (artigos) deverão enviá-los à comissão organizadora através do e-mail unirhistedbr@gmail.com. Na página do evento, em www.jornadahistedbr.unir.br, na aba “Submissão de trabalhos”, estão disponíveis as normas para submissão e para apresentação de trabalhos. As inscrições para ouvintes podem ser feitas até 5 de outubro.
            O evento é coordenado pelo HISTEDBR-RO e conta com a parceria e o apoio de outros grupos de Pesquisa da UNIR e do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO): Centro de Estudos Marxistas em Educação e História na Amazônia (CEMEHIA/UNIR), Centro Interdisciplinar de Estudos e Pesquisas em Educação e Sustentabilidade (CIEPES/UNIR) e Núcleo de Estudos Históricos e Literários (NEHLI/IFRO).
            A I Jornada do HISTEDBR-RO contará em seus debates com renomados pesquisadores da Educação Brasileira, como o professor doutor Dermeval Saviani (UNICAMP), o professor José Luís Sanfelice (UNICAMP) e Newton Duarte (UNESP/Araraquara).
            De acordo com a professora doutora Marilsa Miranda de Souza, líder do HISTEDBR-RO, o evento apresentará estudos e pesquisas realizados nos últimos anos acerca das políticas educacionais, formação e trabalho docente, psicologia histórico- cultural, educação e trabalho, educação integral, entre outros temas articulados ao ensino e à extensão para o público interno e externo, tanto da UNIR quanto do IFRO.
            “Diante de uma situação de destruição de direitos, de fascistização do Estado e de grande preocupação em relação à situação política de nosso País, o HISTEDBR-RO, como grupo de pesquisa vinculado ao HISTEDBR da Unicamp, busca travar essas discussões acerca da educação brasileira e suas possibilidades de resistência”, afirmou a professora.
            Com relação à proposta da Jornada de discutir a influência da Revolução Russa para processos posteriores, inclusive nas propostas educacionais, a professora mestre Gedelli Ferrazzo, docente do IFRO/Campus Calama, afirma que “a educação socialista fundamentada no marxismo, no materialismo histórico-dialético, é o que a humanidade alcançou de mais avançado e que fundamenta em todo o mundo, propostas educacionais que se constroem sob seus princípios, como a pedagogia histórico-crítica pelo professor Dermeval Saviani no Brasil”.
            Além dos debates com pesquisadores, parte da programação será destinada ao debate com os Movimentos Sociais do Campo, o Movimento Estudantil, o Movimento Indígena e o Movimento Operário, acerca da situação política do País e as alternativas de resistência. O evento também terá uma manhã para apresentação de trabalhos em cinco Grupos de Trabalho (GTs), sendo os trabalhos selecionados publicados em formato eletrônico nos Anais da Jornada.
            A programação detalhada, as normas para submissão e outras informações estão disponíveis no site do evento: www.jornadahistedbr.unir.br.