Publicado em: 29/09/2017 14:56:16.136
No dia 27 deste mês, foi realizado, nas dependências da Universidade Federal do Mato Grosso, em Cuiabá, um acordo entre várias universidades da América Latina. A professora doutora Marilsa Miranda de Souza, representando o Magnífico Reitor Ari Miguel Teixeira Ott e o Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE), assinou um protocolo de intenções de ações conjuntas entre a Universidade Federal de Rondônia (UNIR), a Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), a
Universidade do Estado de Mato Grosso (Unemat), o Instituto Federal de Mato Grosso (IFMT), a Universidade de Cartagena (Colômbia), o Instituto Politécnico Nacional do México, a Universidad Plurinacional de La Patria Grande (Argentina), o Instituto Federal de Rondônia (IFRO) e a Universidade Federal do Triângulo Mineiro (UFTM). A assinatura foi realizada como parte da programação do 25º SemiEdu. O objetivo desse protocolo é de desenvolver ações de ensino, pesquisa e extensão em rede internacional.
O protocolo de intenções representa um passo na articulação interinstitucional na América Latina e sinaliza a assinatura de um acordo mais abrangente no futuro. Segundo a professora Marilsa, “essa é uma ação importante, pois articula a UNIR auma rede de pesquisadores que fazem parte do acordo da Universidad Plurinacional da Patria Grande e poderá receber ações e cursos em várias áreas do conhecimento, além de garantir a internacionalização da Instituição, um passo fundamental para o avanço do PPGE, que recentemente foi avaliado com conceito 4 pela CAPES e já está apto a propor um doutorado em Educação, ação que está sendo organizada pelo colegiado do Mestrado Acadêmico em Educação”. A professora explica que a Universidad Plurinacional é uma plataforma que vincula aproximadamente 30 universidades latino-americanas e do Caribe, além de instituições, organizações sociais e sindicatos, para que compartilhem recursos educativos e experiências.
Estiveram presentes no ato juntamente com a professora Marilsa, o professor doutor Josemir Almeida Barro, o professor doutor Ricardo Gilson da Costa e Silva e a professora doutora Juracy Machado Pacífico, coordenadora do Mestrado Profissional em Educação.