Publicado em: 29/09/2017 16:40:27.957
A inauguração da plataforma elevatória no edifício da Reitoria da Universidade Federal de Rondônia (UNIR), na manhã desta sexta-feira, 29 de setembro, veio concretizar o cumprimento de mais um compromisso assumido pela atual administração junto à comunidade acadêmica, eliminando a barreira arquitetônica que havia para que cadeirantes e outras pessoas com mobilidade reduzida tivessem acesso ao andar superior da UNIR Centro.
Na cerimônia de inauguração, presidida pelo reitor Ari Miguel Teixeira Ott, fizeram-se presentes pró-reitores e servidores da UNIR, destacando-se a presença daqueles que têm mobilidade reduzida: Maria Judite Lopes Caetano, Jonath Mendonça Bispo, Walace Soares de Oliveira, Eduardo Moreira da Silva e Márcio Alexandre Merino dos Anjos.
O servidor Eduardo, que é cadeirante, fazendo uso da palavra em nome de todos que têm mobilidade reduzida, afirmou: “agradeço primeiramente a Deus e, depois, a toda aequipe da UNIR, que nos aceitou como somos, permitindo-nos desempenhar nossas funções profissionais e, assim, nos sentirmos pessoas dignas”.
O reitor, por sua vez, destacou que a Lei 10.098/2.000 estabelece normas gerais e critérios básicos para a promoção da acessibilidade das pessoas com deficiência ou com mobilidade reduzida. E que a atual gestão da UNIR tem procurado de todas as formas atender as determinações legais, por meio de rampas, banheiros acessíveis, corrimões nas escadarias e pisos podotáteis para sinalização aos deficientes visuais.
Ao final da cerimônia, o reitor acompanhou pessoalmente os servidores que têm mobilidade reduzida ao andar superior do prédio, onde funciona o Gabinete da Reitoria e as Pró-Reitorias de Planejamento e Administração, ao qual pela primeira vez tiveram acesso. O evento contou em seu encerramento com um café da manhã especial.

Fotos: Mario Venere