Publicado em: 19/10/2017 09:33:57.601
Na tarde de quarta-feira, 18 de outubro, a Fundação Universidade Federal de Rondônia (UNIR), a Escola da Magistratura de Rondônia (Emeron/TJRO) e o Centro de Direitos Humanos da Faculdade de Direito da Universidade de Coimbra (IGC/CDH) assinaram um Protocolo de Cooperação Internacional para pesquisa científica na área de Direitos Humanos e Justiça, temas que são as linhas de trabalho do Programa de Mestrado em Direitos Humanos e Desenvolvimento da Justiça (PPG/DHJUS), realizado em parceria entre a UNIR e a Emeron/TJRO.
Na cerimônia de assinatura do documento, realizada na reitoria da UNIR, estiveram presentes o reitor, professor doutor Ari Miguel Teixeira Ott; o chefe de gabinete da reitoria, professor mestre Adilson Siqueira; o coordenador do PPG/DHJUS, professor doutor Rodolfo Jacarandá; o magistrado e vice-diretor da Emeron/TJRO, Guilherme Baldan, que representou o desembargador Paulo K. Mori, atual Diretor da Escola; o secretário-geral da EMERON/TJRO, Alberto Ney Vieira; e a professora Carla de Marcelino Gomes, representante da Universidade de Coimbra, e uma das palestrantes convidadas para o I Congresso Internacional DHJUS, que está sendo realizado pelo PPG/DHJUS nesta semana, em Porto Velho.

A pesquisadora trabalha há dezoito anos no IGC/CDH e possui ampla experiência de atuação em países como a Rússia, Moçambique, Timor Leste, entre outros. No IGC/CDH, desenvolve pesquisas sobre efetivação dos direitos humanos e é a responsável pela área de projetos do Centro. Carla Gomes enfatizou o valor que o Protocolo tem para as ações do Centro de Direitos Humanos, já bastante ativo em outros países da Comunidade de Países de Língua Portuguesa, como Moçambique, onde já existe um “Centro-Irmão”, similar ao IGC/CDH de Coimbra.
“Uma parceria como essa depende do encontro de pessoas que pensam da mesma forma e este Protocolo surge como resultado de uma associação de interesses que pode nos trazer ótimos resultados em direitos humanos”, apontou a professora.
Na oportunidade, o reitor Ari Ott ressaltou a importância da assinatura do protocolo para estreitar laços de produção em pesquisa e formação acadêmica com Portugal e, em especial, com a Universidade de Coimbra.
Guilherme Baldan destacou a qualidade do trabalho que vem sendo realizado no PPG/DHJUS para a formação de magistrados e servidores do Tribunal de Justiça de Rondônia e apontou os avanços promovidos em iniciativas como essa, as quais visam à internacionalização do Curso, para a troca de experiências e incremento da formação oferecida no programa.
O Protocolo foi discutido em encontro recente realizado entre pesquisadores do PPG/DHJUS e diretores do Centro de Direitos Humanos, em Coimbra, e agora está ratificado em Porto Velho. O acordo tem prazo de um ano, podendo ser renovado automaticamente.