Docente do DCS/UNIR participa de Audiência Pública no Senado Federal


Publicado em: 19/10/2017 11:10:26.455


   O professor doutor Gills Vilar-Lopes, docente do Departamento de Ciências Sociais (DCS/UNIR), foi um dos convidados da Comissão de Relações Exteriores e Defesa Nacional (CRE) do Senado para debater no painel “O Brasil e a ordem internacional: estender pontes ou erguer barreiras?”, cujos principais temas foram o terrorismo e as ameaças cibernéticas.
   A Audiência Pública ocorreu na última segunda-feira, 16/10/2017, em Brasília, onde o professor também concedeu entrevistas à Rádio Nacional (EBC) e à Rádio Senado.
   O convite surgiu em decorrência, dentre outros, da principal linha de pesquisa do docente, Relações Internacionais Cibernéticas (CiberRI), cujas pesquisas tem dado continuidade por meio do recém-criado Grupo de Estudos de Defesa e Análises Internacionais (GEDAI/UNIR/CNPq).
   Além do docente da UNIR, participaram também dos debates o General Paulo Sérgio Melo de Carvalho, do Centro de Defesa Cibernética do Exército, o professor doutor Jorge Mascarenhas Lasmar (PUC/MG) e o doutor Marcus Vinícius Reis, Coordenador-Geral de Defesa da Secretaria de Assuntos Estratégicos da Presidência da República.
     A íntegra da Audiência Pública, via TV Senado, bem como arquivos de apresentação dos debatedores estão disponíveis em: https://www12.senado.leg.br/ecidadania/visualizacaoaudiencia?id=12255.
    O áudio da matéria da Rádio Senado intitulada “CRE debate terrorismo e guerra cibernética” pode ser acessado no endereço eletrônico https://www12.senado.leg.br/radio/1/noticia/cre-debate-terrorismo-e-guerra-cibernetica e o áudio da entrevista concedida à Rádio Nacional (EBC) pode ser acessado em https://soundcloud.com/user-85476492/entrevista-a-radio-nacional-16-out-2017/s-WYqth.
    E a matéria do Senado Notícias intitulada “Audiência aponta que terrorismo usa tecnologia para crescer” encontra-se em: https://www12.senado.leg.br/noticias/materias/2017/10/16/audiencia-aponta-que-terrorismo-usa-tecnologia-para-crescer.