Festival da UNIR leva arte e cultura a vários pontos da capital e interior do Estado


Publicado em: 24/10/2017 12:16:36.795


            Aconteceu na noite do dia 21, no Teatro Guaporé, em Porto Velho, a abertura do III Festival UNIR Arte e Cultura, que será realizado até o próximo dia 27, na capital e nas cidades de Guajará-Mirim, Ji-Paraná, Cacoal e Rolim de Moura.
            O evento é uma realização da Pró-Reitoria de Cultura, Extensão e Assuntos Estudantis (PROCEA) da Fundação Universidade Federal de Rondônia (UNIR), com apoio dos Departamentos de Música, Artes Visuais e Teatro, além do IFRO. O objetivo é criar um espaço para divulgação da arte e da cultura locais, bem como promover uma discussão sobre a Política de Cultura da Universidade.
            Antes da abertura oficial do evento, a aluna do Curso de Teatro, Taiene Sales, apresentou o espetáculo “Das Dores”, uma performance teatral que aborda a temática das violências contra a mulher a fim de sensibilizar o público por meio da sensorialização. O trabalho foi construído dentro da UNIR, durante dois anos, sendo objeto do Trabalho de Conclusão do Curso de Teatro da aluna atriz.

           O reitor da UNIR, professor doutor Ari Miguel Teixeira Ott, fez a abertura oficial do evento, cujo papel fundamental, segundo os organizadores, é contribuir para a formação dos discentes e da sociedade em geral, além de consolidar a Universidade como espaço de fomento, produção e difusão da arte, assegurando a diversidade histórica, cultural, social e étnica das manifestações culturais e produções artísticas.            A pró-reitora da PROCEA, professora mestre Marcele Pereira, o presidente da Fundação Municipal de Cultura da Prefeitura de Porto Velho, O´campo Fernandes, e o superintendente estadual de Juventude, Cultura, Esporte e Lazer (Sejucel), Rodney Paes, ambas instituições que apoiaram a realização do festival, também participaram da cerimônia de abertura.
Inovação
            Em três anos de realização do Festival UNIR Arte e Cultura, esta é a primeira vez que as atividades acontecem tanto na região central como em diferentes pontos de Porto Velho e em outros municípios onde a UNIR possui campi universitário.
            Nesta edição, a Zona Leste da Capital terá programação musical e teatro na Praça do Centro de Artes e Esportes Unificados (CEU), na Rua Antônio Fraga Moreira, nº 1706-1770, Bairro Juscelino Kubitschek. Já na Zona Sul, quem recebe as atividades artísticas e culturais é a Escola de Música Municipal Francisco Lázaro dos Santos, localizada na Rua Pau Ferro, nº 787, bairro Cohab.

            Dando sequência à cerimônia de abertura, houve ainda apresentação do Coral Cores e Orquestra Cores, uma ação desenvolvida por acadêmico do Curso de Licenciatura em Música da UNIR. O grupo tem como objetivo promover a iniciação musical de pessoas da comunidade acadêmica e comunidade em geral, assim como desenvolver práticas de ensino de música para alunos do Curso.
             O encerramento da solenidade foi feito pelo artista e docente da UNIR Binho e seus convidados com a apresentação do show “Pegadas de Curumim”.
            A programação completa do festival, que vai até sexta-feira (27), está disponível no sítio eletrônico do evento, em www.arteecultura.unir.br.