Publicado em: 25/10/2017 12:44:44.177
Em comemoração à Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT) 2017, realizada anualmente no mês de outubro sob a coordenação do Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC), o Projeto “A MATEMÁTICA É VIDA: Construindo uma nova Amazônia”, do Campus de Presidente Médici da Fundação Universidade Federal de Rondônia (UNIR), está desenvolvendo atividades educativas nas unidades escolares dos municípios de Presidente Médici e Castanheiras, de 23 a 30 de outubro de 2017.
O projeto pertencente ao Departamento de Engenharia de Pesca e é vinculado ao Grupo de Estudo e Pesquisa em Biociências (GPBio), sob a coordenação dos professores Clodoaldo Oliveira Freitas e Eliane Silva Leite. Dispõe ainda da colaboração dos professores Edimar Silva Pereira (UNIR/Cacoal) e Queila da Silva Ferreira (UNIR/Ji-Paraná), com a participação dos Acadêmicos do Curso de Engenharia de Pesca: Lincoln Martins, Heidiane Feitosa, Analice Araujo, Carlos Mota, Ana Alice Leigue, Wanessa Oliveira; e dos alunos do Curso de Zootecnia: Dickson de Moraes e Emily de Lima.
O Projeto “A MATEMÁTICA É VIDA: Construindo uma nova Amazônia” é financiado pelo MCTIC e pelo CNPq, através da Chamada MCTIC/CNPq Nº 02/2017, tendo como parceiras as Prefeituras Municipais de Presidente Médici e Castanheiras - RO, por meio das suas Secretarias Municipais de Educação e Cultura.
As atividades do projeto estão sendo desenvolvidas pelos pesquisadores da UNIR em oito unidades escolares do município de Presidente Médici: E.E.E.F.M. Prof. Paulo Freire, E.E.E.F.M. Emílio Garrastazu Médici, E.E.E.F.M Carlos Drummond de Andrade, E.M.E.F. Cerejeiras, E.M.E.F. Lima Barreto, E.M.E.F. Junqueira Freire, E.M.E.F. Florestan Fernandes e E.M.E.F. Irmã Dorothy Mae Stang; e em mais três escolas do município de Castanheiras: E.E.E.F.M. Francisca Julia da Silva, E.M.E.F. Marques de Barbacena, e E.M.E.F. Vasco da Gama.
Entre as atividades propostas no projetos estão a realização de palestras com os alunos sobre o tema “A Matemática está em Tudo”, tendo como base a divulgação dos cursos de Ciências Exatas, Engenharias e Computação existentes na UNIR; e de palestras com a comunidade em geral para fomentar a atividade científica dos jovens, além de intensificar a importância do acompanhamento dos pais na formação escolar dos filhos, com o tema “O PAPEL DOS PAIS NA EDUCAÇÃO DOS FILHOS: na Escola e na Vida”; além de exposição sobre a História da Matemática com tema “O Caminho Histórico da Matemática e suas Aplicações”.
O objetivo do grupo, com a realização dessas atividades, é estimular a vocação dos acadêmicos do Curso de Engenharia de Pesca e Zootecnia, oferecendo reforço nas disciplinas de Matemática, Física, Cálculo I e II, para diminuir a evasão e a reprovação desses cursos.