I Simpósio de Cultura e Identidade Surda acontecerá no Campus de Porto Velho


Publicado em: 01/11/2017 15:26:35.501


   O Departamento de Língua Brasileira de Sinais (DLibras) da Fundação Universidade Federal de Rondônia (UNIR), o Mestrado em Letras, o Grupo Pesquisador em Educação Intercultural (GPEI) e o Grupo de Pesquisa Filologia e Modernidades realizam o I SIMPÓSIO DE CULTURA E IDENTIDADE SURDA, sob a coordenação do professor doutor João Carlos Gomes, do DLibras .
   O I Simpósio de Cultura e Identidade Surda oferecerá um banquete de diálogos interculturais de defesa pública de dissertações do mestrado em Letras e uma roda de conversas, voltados para reflexões acadêmicas, relacionados à língua de sinais brasileira no contexto dos estudos surdos, no bioma amazônico, no Estado de Rondônia. As ações serão desenvolvidas por pesquisadores da UNIR e por convidados de outras instituições com produção na área dos estudos culturais. As atividades envolvem o Departamento de Libras, o Mestrado em Letras, o Mestrado em Estudos Culturais, o Núcleo de Ciências Humanas, o Grupo de Pesquisador em Educação Intercultural e o Grupo de Filologia e Modernidades. Trata-se de um evento de caráter acadêmico nas perspectivas dos estudos surdos voltados à língua de sinais nas perspectivas da cultura e da identidade do povo surdo.
   A programação contará com a presença da primeira surda a obter título de doutora em Educação no Brasil, Gládis Perlin. Ela é mestre em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1998), doutora em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2003) e pós-doutorada em Educação (2014) pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Atualmente é professora da Universidade Federal de Santa Catarina. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Educação de Surdos, atuando principalmente seguintes temas: Surdez e diferença, Cultura, Educação e Identidade.
   As atividades acontecerão no Campus de Porto Velho nos dias 6, 7 e 17 de novembro e as inscrições deverão ser feitas nos locais das atividades do evento.

  

 
DATA LOCAL/HORÁRIO ATIVIDADES
6/11/2017 UNIR/Campus
8h às 12h
Defesa Mestrado em Letras Bacia semântica de sinais Paiter Suruí no contexto familiar
Mestranda: Miriã Gil Lima de Costa
6/11/2017 UNIR/Campus
Auditório Paulo Freire
19h às 22h
Roda de Conversa O ser e estar sendo surdos: alteridade, diferença e identidade
Profa. Dra. Gladis Perlin
7/11/2017 UNIR/Campus
Auditório Biblioteca Central
13h às 17h
Defesa
Mestrado em Estudos Culturais
Canções populares na educação de surdos
 
Mestranda: Maria de Lourdes Vargas
 
 
7/11/2017 UNIR/Campus
Auditório Paulo Freire
19h às 22h
Roda de Conversa Resistências: embates e territórios conquistados
Profa. Dra. Gladis Perlin
 
7/11/2017
UNIR/Campus
8h às 12h
Defesa Mestrado em Letras Mapeando os sinais Paiter Surui no contexto da comunidade
Mestranda: Luciana Coladine Bernardo Gregianini
17/11/2017 UNIR/Campus
18h às 22h
Defesa Mestrado em Letras A práxis tradutória das línguas de sinais
Mestranda: Ednéia Bento de Souza Fernandes
 
 

Fonte: DLibras