Publicado em: 07/11/2017 16:29:39.915
A presença da Universidade Federal de Rondônia (UNIR), por meio do reitor Ari Ott, na apresentação do Programa de Modernização e Governança das Fazendas Municipais do Estado de Rondônia e do Desenvolvimento Econômico-Sustentável dos Municípios (Profaz), nessa segunda-feira (6), no Instituto Federal de Rondônia (IFRO) de Ji-Paraná, foi destacada pelo conselheiro presidente do Tribunal de Contas do Estado (TCE), Edilson de Sousa, pelo que a Universidade tem a contribuir com o conhecimento tecnológico e científico.

O 3° encontro técnico reuniu prefeitos, vereadores e técnicos de 90% dos municípios de Rondônia. Com o programa, o TCE pretende modernizar, atualizar e consolidar a legislação tributária municipal. O programa deve aperfeiçoar a máquina tributária, mas sem trazer aumentos nos tributos cobrados. Segundo o presidente do TCE, o que haverá é um aperfeiçoamento da máquina tributária, a realização de tributos já criados e o controle melhor na fiscalização e execução da legislação tributária.
Segundo o coordenador do Profaz, conselheiro Benedito Antônio Alves, o programa pretende motivar as autoridades municipais a absorverem uma proposta para melhorar a arrecadação e a aplicação dos recursos. A proposta do programa é que os municípios sejam autossustentáveis, a partir da arrecadação própria. O reitor Ari Ott manifestou o efetivo interesse da Universidade em caminhar junto com as administrações municipais e o Tribunal de Contas na concretização do programa e destacou a congruência entre as atividades propostas e os trabalhos de ensino, pesquisa e extensão desenvolvidos pela UNIR, especialmente nos cursos de ciências sociais aplicadas.
Foto: www.tce.ro.gov.br