Publicado em: 21/11/2017 14:59:28.072
Foi aberto oficialmente na noite de ontem, 20, no auditório Paulo Freire, no campus de Porto Velho, o XI Simpósio de Linguagens e Identidades DA/NA Amazônia Sul Ocidental: Narrativas, Naturezas e Memórias, evento que ocorre de forma integrada com o I Seminário Internacional de Estudos Linguísticos e Literários das Amazônias e a II Semana de Humanidades: Licenciaturas.
A mesa de honra, presidida pelo reitor Ari Ott, foi composta pelos também professores doutores Júlio Cesar Barreto Rocha, diretor do Núcleo de Ciências Humanas; Hélio Rodrigues da Rocha, coordenador do mestrado em Estudos Literários; Marília Lima Pimentel Cotinguiba, coordenadora do Mestrado em Letras; Sônia Maria Gomes Sampaio, membro da Comissão Organizadora do Simpósio; e Francisco Bento, coordenador do Mestrado em Linguística da Universidade Federal do Acre (UFAC), além do professor Aleks Palitot, vereador do Município de Porto Velho e um dos apoiadores do acontecimento.
O evento, que é uma realização do Departamento de Línguas Vernáculas e dos mestrados em Letras e em Estudos Literários da UNIR, reúne também o apoio da Fundação de Amparo ao Desenvolvimento das Ações Científicas e Tecnológicas e à Pesquisa do Governo do Estado de Rondônia (Fapero), das Faculdades Integradas Aparício Carvalho (Fimca), da Faculdade Metropolitana e da Pronto Implantes Odontologia.
Nesta quarta-feira, das 9h às 12h, realiza-se a conferência Amerindian Wisdom: vision and perception from Rupununi (Sabedoria Ameríndia: visão e percepção de Rupununi – Guiana), com a professora doutora Pauline Melville, da Inglaterra, no auditório da UAB. Das 15h às 17h30, acontece a mesa-redonda sobre Processos de Formação nas Licenciaturas, com as professoras doutoras Aracy Martins (UFMG), Nair Gurgel (UNIR) e Carla Martins (UNIR), tendo como mediadora a professora doutora Sonia Sampaio, no auditório Paulo Freire. Das 18h às 19h30, Ricardo Virhuez, editor geral da Revista Pasacalle e diretor da Revista Peruana de Literatura, faz conferência no auditório Paulo Freire. No mesmo local, das 19h45 às 22h30, realiza-se mesa-redonda sobre Políticas Públicas da Educação no Brasil Hoje, com a professora mestra Rosinete Vasconcelos Costa (UNIR), a professora doutora Walterlina Brasil (UNIR) e representantes da Secretaria de Estado e Secretaria Municipal de Educação.
No dia 23, quinta-feira, das 9h às 12h haverá mesa-redonda sobre A Interdisciplinaridade: pesquisas no campo das humanidades hoje, com a professora mestra Valéria Cristina Ferreira e Silva (UNIR) e os professores doutores Osvaldo Augusto de Oliveira e Patrícia Maria Cabral Vasconcelos (UNIR), no auditório Paulo Freire. Das 14h às 17h, realiza-se mesa-redonda sobre Produção Artístico-Literária na Amazônia, com os professores doutores Ricardo Virhuez (Peru), Rubens Vaz Cavalcante (UNIR), tendo como mediadora a professora doutora Marília Cotinguiba (UNIR), no auditório Paulo Freire. E das 18h às 19h30, a conferência Tradução, Retradução e Adaptação, com o professor doutor John Milton (USP), também no auditório Paulo Freire.
Já na sexta-feira, 24, das 9h às 12h, realiza-se a mesa-redonda A Escrita Literária: criações e recriações, com os professores doutores John Milton (USP) e Mirella Giracca (UNIR), tendo o professor doutor Miguel Nenevé (UNIR) como mediador no auditório Paulo Freire. Das 14h às 16h30 ocorre a mesa-redonda sobre Historiografias e Literaturas Amazônicas, com os professores doutores Gerson Albuquerque (UFAC), Francisco Bento (UFAC) e Hélio Rocha (UNIR), tendo como mediadora a professora doutora Fátima Molina (UNIR), também no auditório Paulo Freire. A programação tem das 16h30 às 18h sua conferência de encerramento, com o tema O Espaço Ficcional e a Narrativa Fantástica, a cargo da professora doutora Marisa Khalil (UFU), no auditório Paulo Freire.