Inscrições abertas para oficina sobre programação computacional em escolas públicas


Publicado em: 22/11/2017 09:10:56.089


   Estão abertas até amanhã, dia 23, neste link, as inscrições para participação na oficina “Onde as girafas colocam o pescoço para dormir? – Uma imersão no Pensamento Criativo e no Pensamento Computacional”, que será realizada nos dias 24 e 25 de novembro de 2017 em Porto Velho. O objetivo é discutir e construir coletivamente um “material de referência” para a implantação de ações que auxiliem, em médio prazo, o desenvolvimento de um currículo de programação nas escolas públicas.
   O curso é uma promoção do Departamento de Ciências da Educação (DECED) do campus de Porto Velho da UNIR, do Laboratório de Mídia/Educação (Labmídia) e do Grupo de Pesquisa Multidisciplinar em Educação e Infância (EDUCA), com apoio do Laboratório do Brinquedo e da Ludicidade (LABRINTECA) e do Mestrado Profissional em Educação em Educação Escolar (PPGEE/MEPE).
   A oficina foi idealizada pela professora doutora Neide Borges Pedrosa, em parceria com a Fundação Telefônica Vivo e a Fundação Lemman, juntamente com os professores convidados que virão de São Paulo, doutora Mônica Mandaji e doutor Gilmar Mazurkievicz.
   De acordo com a professora Neide Pedrosa, a ideia de oferecer o curso surgiu da necessidade de incluir nos currículos escolares as habilidades e competências para lidar com as novas tecnologias.
   “A sociedade do conhecimento, da informação e da comunicação vai exigir da educação um olhar diferenciado que auxilie as crianças e jovens a se prepararem para enfrentar os desafios do século XXI. As mudanças realizadas nos currículos das escolas hoje se refletirão no futuro da sociedade brasileira e o Brasil não pode deixar de considerar as constantes mudanças da sociedade mundial”, observou a professora.
   O curso terá duração de 8 horas. No dia 24 de novembro, as atividades acontecerão no campus de Porto Velho da UNIR e, no dia 25, na Aldeia Karitiana. Após a realização da oficina, os participantes receberão certificado emitido pela Pró-Reitoria de Cultura, Extensão e Assuntos Estudantis (PROCEA).