Publicado em: 22/11/2017 09:55:46.508
Nos dias 18 e 19 de novembro, o Espaço Acadêmico da Inforparty 2017 contou com a participação da Fundação Universidade Federal de Rondônia (UNIR), quando seus docentes e discentes apresentaram suas pesquisas para o público presente, sob a coordenação da Pró-Reitoria de Pós-Graduação e Pesquisa (PROPESQ) .
A Infoparty é um evento tecnológico, voltado ao ambiente virtual, promovido pelo governo de Rondônia, por meio da Superintendência Estadual de Assuntos Estratégicos (SEAE), com uma megaestrutura montada no estacionamento do Palácio Rio Madeira, com 48 horas de programação ininterrupta, incluindo palestras, stands tecnológicos, campeonatos virtuais, robótica, startups e muito empreendedorismo digital.
Participaram do evento, coordenando a exposição, as professoras Maria Madalena de Aguiar Cavalcante, líder do Laboratório de Geografia e Planejamento Ambiental (LABOGEOPA), e Maribel Elizabeth Funes Huacca, membro dos Grupos de Pesquisa “Laboratório de Biogeoquímica Ambiental (LABIOGEOQ-UNIR)”, “Nanomateriais e Nanobiomagnetismo” (UNIR) e “Biotecnologia Animal” (EMBRAPA).
No sábado, 18, foi apresentado o trabalho intitulado “Validação e otimização de dispositivo portátil de diagnóstico para detecção de coliformes totais e termotolerantes”, resultado de Trabalhos de Conclusão de Curso, de autoria de Natália Faria Romão e Nathalia Aparecida Costa Pereira, orientadas por Luciana Gatto Brito e Maribel Elizabeth Funes Huacca, que demonstraram o processo de fabricação dos chips de diagnóstico e apresentaram os dispositivos portáteis de diagnóstico microbiológico.
No domingo, 19, foram apresentados os seguintes trabalhos:
Geografia do setor hidrelétrico em Rondônia.
Autores: Maria Madalena de Aguiar Cavalcante, Girlany Valéria Lima da Silva, Gilberto Paulino da Silva Guilherme Rabelo Brunoro, Maiara Alves Ribeiro e Gean Magalhães da Costa.
Comunidades impactadas pela Usina Hidrelétrica de Santo Antônio no Rio Madeira em Rondônia: Considerações sobre as comunidades Nova Teotônio, Santa Rita e Engenho Velho.
Autores: Maria Madalena de Aguiar Cavalcante, Girlany Valéria Lima da Silva, Laila Cíntia Mota Belforte, Gilberto Paulino da Silva, Gean Magalhães da Costa, Darlene Silva da Costa, Cristiano Barros Dias e Rafaela da Silva Pereira Reis.
Hidrelétricas e unidades de conservação: Uma análise sobre as contradições ambientais.
Autores: Maria Madalena de Aguiar Cavalcante, Girlany Valéria Lima da Silva, Gilberto Paulino da Silva, Gean Magalhães da Costa, Maria do Rosário A. da Silva, Hemili Vitória do Carmo Pimentel, Laila Cíntia Mota Belforte.