Publicado em: 22/11/2017 15:42:09.797
Pela primeira vez, desde a criação do Grupo de Pesquisa e Gestão da Inovação e Tecnologia (GEITEC) na Fundação Universidade Federal de Rondônia (UNIR), os representantes do Porto Público de Porto Velho foram recebidos na instituição de ensino superior com intuito de criar e realizar projetos de cooperação técnica para gestão portuária.
O diretor presidente da Sociedade de Portos e Hidrovias do Estado de Rondônia (Soph), Leudo Buriti, foi recebido pelo coordenador do GEITEC, professor pós-doutor Flávio de São Pedro Filho, que falou da qualidade das pesquisas realizadas pelos educandos e a visibilidade que tais conteúdos trazem para o Estado. “Quando participamos do Congresso Internacional de Desempenho Portuário (CIDESPORT), em Santa Catarina, nas edições de 2016 e 2017, estabelecemos nossa contribuição para a gestão da tecnologia portuária. E a partir disso, recebemos o convite para participar de um curso internacional de Gestão Portuária em Valência, Espanha, em 2018”, frisou o coordenador.

Segundo o professor, a integração do GEITEC e do Porto Público é a oportunidade de transformar efetivamente o Rio Madeira em uma hidrovia. “Quando visitei o porto de Roterdã, na Holanda, pude perceber o quanto é possível agregar a cidade, as estruturas portuárias, o turismo e o desenvolvimento econômico, explorando uma região de forma ordenada e sustentável”, frisou Flávio.
Para Leudo, a possibilidade de firmar parceria com a UNIR é uma iniciativa da atual diretoria e potencializa a evolução tecnológica de gestão portuária. Aprendemos e trazemos para nossa realidade aquilo que pode ser aplicado na região com a certeza de priorizarmos a qualidade da prestação do serviço, prezando pela eficiência e eficácia da administração de uma empresa pública como o Porto. Caminhar conjuntamente com a academia permite que novas tecnologias sejam implantadas, melhorando, assim, nosso desempenho portuário”, esclareceu.
O GEITEC integra o Núcleo de Ciências Sociais Aplicadas (NUCSA) da UNIR.
Fonte
Texto: Rafaela Schuindt
Fotos: Rafaela Schuindt
Secom - Governo de Rondônia