Publicado em: 27/11/2017 09:38:30.285
O Grupo de Pesquisa “Direito e Políticas Públicas na Amazônia Ocidental”, fundado em junho de 2017, vinculado ao Centro de Estudos Jurídicos da Amazônia (CEJAM) e sob a coordenação do professor Arlen José Silva de Souza, do Departamento de Ciências Jurídicas (DCJ), vem alcançando resultados promissores no âmbito da pesquisa científica na Fundação Universidade Federal de Rondônia (UNIR).
Neste segundo semestre de 2017, alcançou a aprovação do trabalho “Migração Internacional e Direitos Humanos: uma análise jurídica sob a perspectiva de uma cidade na floresta amazônica” no II Simpósio Internacional sobre Derecho Actual, pela Universidade de Santiago de Compostela (USC), na Espanha.
A comunicação oral do referido artigo científico foi feita pelo acadêmico de Direito do 7º período e presidente do Centro Acadêmico de Direito 05 de Outubro, Juan Irineu Silva Belline Kasprovicz, autor do trabalho em conjunto com o professor Arlen de Souza, no dia 09 de setembro do corrente ano, no auditório principal do Colegio Mayor Fonseca na Universidade de Santiago de Compostela.

Segundo o acadêmico de Direito Juan Irineu: “Essa experiência vivenciada na pesquisa científica e na possibilidade do contato com outros pesquisadores da comunidade europeia abre nossa mente para uma nova consciência acadêmica, inspirando e motivando o aluno na busca pela formação do senso crítico e na rediscussão de temas rotineiros que permeiam a comunidade jurídica, com vistas a identificação de estratégias que possibilitem, efetivamente, uma mudança na realidade social na qual estamos inseridos.”
Mais recentemente, no mês de novembro, houve a publicação deste trabalho no livro intitulado “O direito actual e as novas fronteiras jurídicas no limiar de uma nova era”, Universidade Católica Editora: Porto, 2017, sob a coordenação da professora doutora Catarina Santos Botelho, do professor doutor Fábio Veiga e do professor doutor Rubén Miranda. O livro será indexado na Universidade Católica Portuguesa (UCP) e na USC, possibilitando ampla difusão em Portugal e na Espanha, além de estar disponível nos repositórios interligados das bibliotecas europeias.
Seguindo esse movimento de investigação científica do Direito, também neste mês de novembro, foram aprovados outros dois trabalhos científicos produzidos pelo grupo no 56º Congresso Internacional de Americanistas, evento a ocorrer em julho de 2018 na Universidade de Salamanca (USAL), na Espanha. O primeiro deles tem como título “A mulher como um ser afetado pelo encarceramento em massa no Brasil: um dilema social”, da acadêmica Nájila Alvares Ribeiro em conjunto com o professor Arlen de Souza; e também o artigo científico “Políticas Públicas de combate às drogas: repressão, criminalização e descriminalização”, da acadêmica Danielle de Oliveira Guimarães em conjunto com a professora doutora Aparecida Zuin.

