Ex-ministra da Educação de Cabo Verde visita reitor da UNIR


Publicado em: 29/11/2017 12:53:22.045


   A jurista e escritora Vera Valentina Benrós de Melo Duarte Lobo de Pina, ex-ministra da Educação e Ensino Superior de Cabo Verde e presidente da Academia Cabo-verdiana de Letras, visitou na manhã dessa terça-feira, 28, o reitor da Universidade Federal de Rondônia (UNIR), professor doutor Ari Miguel Teixeira Ott.

   Vera Duarte veio a Porto Velho para proferir a palestra Direitos Humanos, Mulher e Cultura, no final da tarde dessa terça-feira, dentro da programação do II Ciclo de Mesas-Redondas sobre Pluralidade Cultural e Linguagem, promovido pelo Mestrado Acadêmico em Letras e o Grupo de Estudos Integrados sobre Linguagem, Educação e Cultura (GEAL). 

   No encontro com o reitor, do qual também participaram os professores Otacilio Moreira de Carvalho Costa, pró-reitor de Planejamento, Adilson Siqueira, chefe de gabinete da Reitoria, e Rubens Vaz Cavalcante, membro da comissão organizadora do II Ciclo de Mesas-Redondas sobre Pluralidade Cultural e Linguagem, Vera Duarte conheceu a linha geral de ação que vem sendo adotada pela atual gestão da UNIR e discorreu sobre o trabalho que desenvolveu em seu país em prol do ensino superior.
   O reitor Ari Ott, por sua vez, ressaltou que a simples presença de uma personalidade como Vera Duarte é um claro indicador da qualidade dos debates que compõem a programação do evento. O II Ciclo de Mesas-Redondas prossegue nesta quarta-feira, 29, encerrando-se com uma sessão de depoimentos de representantes de diferentes segmentos sociais: indígena, negro, LGBT, surdo, pessoas com deficiência física, imigrantes haitianos e outros, às 17h00, no auditório da Biblioteca Francisco Meireles.
   Vera Duarte estudou Direito na Universidade Clássica de Lisboa. De volta a Cabo Verde, foi juiza conselheira do Supremo Tribunal da Justiça e Conselheira da Presidência da República de Cabo Verde. Em 1995, recebeu o Prêmio Norte-Sul do Conselho da Europa, em reconhecimento a sua luta na defesa dos Direitos Humanos. Integrou a Comissão Africana dos Direitos do Homem e dos Povos e a Comissão Internacional de Juristas. Estreou na literatura em 1993, com o livro de poemas Amanhã Amadrugada. Seu primeiro romance, A Candidata (2003), recebeu o Prêmio Sonangol de Literatura.

Este site usa cookies para garantir que você obtenha a melhor experiência.