Docente da UNIR lança livro sobre as povoações do rio Madeira e a origem de Porto Velho


Publicado em: 04/12/2017 09:59:42.958


 
   O professor doutor Dante Ribeiro da Fonseca, do Departamento de História da Universidade Federal de Rondônia (UNIR) acaba de lançar o livro intitulado “In idem flumen: as povoações do rio Madeira e a origem de Porto Velho (século XVIII ao XX)”.
   Trata-se de um trabalho elaborado sob os auspícios do Instituto Histórico e Geográfico de Rondônia (IHGRO), composto por um conjunto de três estudos sobre a origem de Porto Velho, inserida no processo de neocolonização do rio Madeira. No primeiro deles é abordada a ocupação neocolonial do rio Madeira no século XIX. No segundo, a época das ubás e a época dos vapores: duas dinâmicas, dois povoados E, para concluir, o terceiro estudo faz referência a uma cidade à far-west: tradição e modernidade na origem de Porto Velho.
   Traça, assim, um roteiro da lenta tomada do rio pela sociedade nacional ao influxo dos surtos extrativistas cuja culminância é o surto gumífero. Esses estudos não deixam obscurecer, apesar de tratar dos surtos gumíferos, a importância do rio Madeira como rio fronteiriço e as mudanças nas dinâmicas das povoações ocasionadas pela entrada das modernas tecnologias: a ferrovia e a navegação a vapor.

Também disponíveis para aquisição as obras do mesmo autor:




   Estudos de História da Amazônia, volume I, contendo os seguintes capítulos: Uma cidade à far-west: tradição e modernidade na origem de Porto Velho; Capítulo II: Rondon e o SPI em Guajará-Mirim (RO) na década de 1930; Capítulo III: Fronteiras incertas: a colonização do rio Madeira; Capítulo IV: Extrativismo e subdesenvolvimento; Capítulo V: História e ecologia.




   Estudos de História da Amazônia, volume II, contendo os seguintes capítulos: Capítulo I: A História e a cultura na fronteira rondoniense Brasil/Bolívia ; Capítulo II: A Madeira-Mamoré e o Imperialismo na Amazônia (versão revisitada); Capítulo III: O surto gumífero e a navegação na Amazônia.
   Todas as obras podem ser adquiridas através do e-mail livrosrondoniana@gmail.com