Campi do interior terão conexão de dados de alta velocidade já em 2018


Publicado em: 15/12/2017 15:10:24.195


   A integração dos campi da Universidade Federal de Rondônia (UNIR) no interior à Rede Nacional de Ensino e Pesquisa (RNP) estará efetivada já no primeiro semestre de 2018. Com base no parecer técnico da RNP, a licitação dos serviços de conexão de dados entre os campi do interior e o de Porto Velho foi concluída nessa quinta-feira, 14, e a empresa prestadora do serviço teve sua contratação imediatamente autorizada, em caráter de urgência, por parte do diretor de engenharia da RNP.
   Todos os campi estarão conectados a 100 Mbps ainda no primeiro semestre de 2018. Atualmente, encontram-se apenas aguardando instalação os campi de Ariquemes e de Guajará-Mirim, que serão atendidos pela Embratel. Ji-Paraná, Cacoal e Vilhena serão atendidos pela NBS Telecom, aguardando-se apenas a contratação, para o prazo de 90 dias para a instalação. E o campus de Rolim de Moura, que será atendido pela InforLink Rede, também aguarda apenas o cumprimento de algumas ressalvas quanto à proposta apresentada.
   A dedicação pessoal da equipe técnica da Diretoria de Tecnologia da Informação (DTI) da Unir, liderada pelo diretor André Luiz de Souza Freitas, foi destacada pelo reitor Ari Miguel Teixeira Ott como um dos principais fatores do sucesso alcançado. “A conexão dos campi com a RNP representa um passo decisivo na integração da nossa Universidade aos demais centros de produção científica; essa é mais uma meta que a Unir alcança e cujos benefícios se estendem a toda a sociedade”, afirmou.