Acadêmicos de Ciências Contábeis da UNIR publicam em periódico internacional Qualis A2


Publicado em: 23/02/2018 14:57:26.088


    O artigo Stakeholder Perception in the Organizational Environment Focusing on Behavior (Percepção das partes interessadas no ambiente organizacional concentrando-se no comportamento), de autoria de alunos da Universidade Federal de Rondônia (UNIR) do curso de Ciências Contábeis, já está disponível no link http://ijaers.com/detail/stakeholder-perception-in-the-organizational-environment-focusing-on-behavior/. O trabalho foi publicado pelo International Journal of Advanced Engineering Research and Science (Ijaers), periódico Interdisciplinar, nas versões on line e impressa, com nível de publicação Qualis Capes A2.
    A pesquisa foi desenvolvida pelos Acadêmicos de Ciências Contábeis Daniel Berg Rodrigues Barroso e Ronei de Araújo Mimo, contando com a atuação como orientador do professor Flávio de São Pedro Filho, doutor em Gestão de Empresas (2009), pela Universidad Autônoma de Asuncion e com pós-doutorado em Gestão e Economia pela Universidade da Beira Interior, Covilhã, Portugal; e, como co-orientador, do professor Fábio Rogério de Morais, doutor em Administração pelo Centro Universitário da FEI, São Paulo, e mestre em Administração pelo Centro Universitário Novos Horizontes, Minas Gerais. Ambos são docentes do Curso de Administração. E teve ainda a participação internacional do estudante de PhD Tiyao Sui-Qui, da Universidade de Quebec, Canadá.
Trata-se de uma produção orientada na disciplina Comportamento e Aprendizagem Organizacional, com apoio do Grupo de Pesquisa em Gestão da Inovação e Tecnologia (Geitec).
    O conceito Qualis Capes A 2 é dos mais seletivos, sendo conferido a publicações que veiculam somente artigos em topo de linha, com alto nível de excelência em pesquisa aplicada.
    Os autores consideram que, tendo ocomportamento significado para o clima organizacional, leva a estudos relacionados à percepção dos interessados no ambiente institucional. Tal tarefa se embasa na Teoria Comportamental da Administração e em conceitos adicionais necessários.
    No artigo, os autores buscam conhecer a relação dos fatores intervenientes, por meio do método de estudo de caso de natureza qualitativo-quantitativa, estabelecendo comparações e produzindo os resultados, tendo como objetivo geral estudar o processo de percepção das partes interessadas no ambiente organizacional, focando no efeito comportamental.
    O trabalho dos acadêmicos rondonienses publicado no Ijaers tem como objetivos específicos tratar e identificar a relação dos fatores intervenientes com o clima organizacional em face dos dados coletados entre os consultados, aplicar a matriz de identificação de aspectos positivos e negativos dos ambientes interno e externo sobre o posicionamento de indivíduos no ambiente da organização; e verificar como essa percepção se caracteriza diante do clima organizacional presente na instituição pesquisada.
    O artigo traz resultados que podem surpreender. Indica, por exemplo, que a maioria dos entrevistados afirmou que o clima organizacional é satisfatório e propicia o bom ambiente organizacional no órgão. A confrontação entre os indicadores teóricos e a realidade identificada no ambiente institucional permite afirmar que, de fato, há influência interna, como a motivação; e influência externa à organização, como a possibilidade de perder o empregado atraído por outras oportunidades fora da instituição.
    A análise permitiu identificar a necessidade tanto de melhoria física do espaço profissional como da interação entre as partes interessadas. Apontou também para a redistribuição do trabalho, a fim de evitar sobrecarga; e verificou que a motivação e boa relação interna entre os indivíduos superam a expectativa. O artigo é recomendado aos gestores dos órgãos públicos e outros interessados na gestão.