Titulação conquistada na UNIR: Primeira Surda Mestra em Letras da Região Norte


Publicado em: 27/02/2018 15:25:37.98


    Na noite de ontem, 26 de fvereiro, ocorreu um evento histórico em Rondônia: a Professora Especialista Indira Simionatto Stedile, do Departamento de LIBRAS da Universidade Federal de Rondônia (UNIR), tornou-se a primeira surda de Rondônia a defender uma Dissertação de Mestrado, também passando a ser a primeira professora surda Mestra em Letras de toda a Região Norte.

    Com o auditório da UNIR Centro lotado e com a presença maciça da comunidade surda, professores e alunos todos assistiram emocionados a narrativa da professora Indira Simionatto Stedile sobre sua trajetória ao defender uma pesquisa inédita no campo linguístico regional, enfatizando a importância da Escrita de Sinais (Sign Writying) na educação de surdos.

    A banca de avaliação na defesa da dissertação foi formada pelos professores doutores Márcia Mura, Odete Bugeille, João Gomes e Julio Cesar Barreto Rocha. O evento foi presidido pelo professor João Carlos Gomes, do Departamento de LIBRAS e tornou-se um marco histórico não apenas acadêmico, mas também social em decorrência do seu reflexo positivo na comunidade surda, fortalecendo o empoderamento feminino e servindo de referência para os demais estudantes surdos e ouvintes do Curso de Letras Libras em suas futuras postulações.

    Com o apoio dos técnicos Angélica Ortiz e Jacó Silva, da aluna do Curso de Letras LIBRAS Edneia Bento e da professora Mestre Ariana Boaventura, o evento contou com a participação dos professores Amaury Moret e Geralda Iris do Departamento de LIBRAS/UNIR e dos professores Patrícia Carneiro e Élcio Fragoso.