Publicado em: 15/03/2018 16:10:55.478
A prefeita Lebrinha, de São Francisco do Guaporé, em visita ao reitor da Universidade Federal de Rondônia, professor doutor Ari Miguel Teixeira Ott, na manhã de ontem, 14, apresentou oficialmente a solicitação de abertura de um campus da UNIR em seu município. Ela apresentou dados sobre o desenvolvimento socioeconômico microrregional e falou do interesse que há, por parte da comunidade e da Administração Pública local, de que a UNIR venha a se fazer presente naquele cenário.

O reitor manifestou seu reconhecimento quanto à importância do Município de São Francisco do Guaporé no contexto regional, concordando que a abertura do campus impulsionaria o desenvolvimento microrregional, lamentando que, na atual conjuntura nacional, não haja disponibilidade da verba necessária, por falta de orçamento na esfera federal. No momento atual, não há previsão de extensão da Unir na localidade.
São Francisco do Guaporé é hoje um polo de desenvolvimento, com uma população de mais de 20 mil habitantes e uma economia diversificada, com base no gado de corte, laticínios, soja e uma malha viária de escoamento da produção de 1,4 mil quilômetros de estradas vicinais. Como destacou o reitor, o porte do município e sua importância para a região com certeza justificariam a implantação de um campus. O óbice, no caso, é orçamentário.