Pesquisa do GPEASS sobre algas é tema de reportagem da Rede Amazônica


Publicado em: 12/04/2018 08:31:32.819


    O trabalho desenvolvido pelo Grupo de Pesquisa em Águas Superficiais e Subterrâneas (GPEASS) da Universidade Federal de Rondônia (UNIR), dentro do projeto de avaliação do potencial de microalgas para remoção de nutrientes de efluente industrial visando à produção de lipídeos, foi tema de reportagem da Rede Amazônica de Televisão, veiculada nos dias 3 a 5 de abril, no programa Bom Dia Amazônia e em telejornais locais.

    A reportagem mostra atividades desenvolvidas no Laboratório de Limnologia e Microbiologia (LABLIM), do Departamento de Engenharia Ambiental, no campus de Ji-Paraná, pela professora doutora Elisabete L. Nascimento, líder do GPEASS e coordenadora do LABLIM, e as bolsistas de iniciação científica Amanda Neves e Daíse Lopes. O vídeo já se encontra disponível na página do grupo no Facebook. O projeto participa do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica(PIBIC) da UNIR, contando com o apoio da Pró-Reitoria de Pós-Graduação e Pesquisa (PROPesq). 

    As atividades industriais ocasionam a geração de grandes volumes de efluentes. No abate de bovinos, cerca de 80 a 90 por cento da água consumida é descarregada como efluente líquido. A líder do GPEASS ressalta a importância que tem a remoção dos nutrientes das águas residuárias para a preservação da qualidade dos corpos receptores; e afirma que é de grande interesse a utilização de formas alternativas para o seu tratamento.

    A utilização de microalgas no tratamento de efluentes industriais tem sido apontada como uma solução viável tanto na esfera ambiental quanto econômica, pois elas assimilam os nutrientes incorporando-os à sua biomassa, sendo utilizada ainda como ração animal e para a extração de lipídios que podem ser destinados à produção de biocombustível. Nesse sentido pretende-se com o desenvolvimento deste projeto avaliar o potencial de remoção de nutrientes de efluentes de frigorifico por microalgas visando à produção de lipídios.

 
Página do GPEASS no Facebook:
WWW.facebook/gpeass/unir

 
Informações sobre projetos desenvolvidos pelo GPEASS:
WWW.gpeass.uir.br

 
Fonte: Prof.ª Dr.ª Elisabete L. Nascimento