Cerimônia do Jaleco 2018 assinala ingresso no Curso de Medicina da UNIR


Publicado em: 23/04/2018 15:20:09.552


    Na noite de sexta-feira, 20, realizou-se a quinta edição da Cerimônia do Jaleco, evento do curso de medicina da Universidade Federal de Rondônia (UNIR). O ato solene, em que foi feita a entrega dos jalecos aos alunos que vão compor a décima sétima turma, simboliza o início dos estudos na área médica, em que os estudantes se comprometem a cumprir suas obrigações com responsabilidade e respeito.
    A cerimônia vem acontecendo desde 2013, tendo sido idealizada e realizada pela primeira vez pela décima primeira turma do curso de medicina. A partir de então vem sendo organizada pelos alunos que no ano anterior receberam o jaleco. A cerimônia do ano de 2018 foi organizada pela décima sexta turma.
    Compuseram a mesa de honra os professores doutores Ari Miguel Teixeira Ott, reitor da Unir, José Juliano Cedaro, diretor do Núcleo de Saúde, José Odair Ferrari, chefe do Departamento de Medicina. Representando o corpo docente, compuseram a mesa as professoras Sharon Rose Aragão Macedo e Tarcia Lucena Bringhenti.
    O corpo discente se fez representar à mesa pelos acadêmicos Antônio Carlos Oliveira, presidente do Centro Acadêmico de Medicina da Unir, Piet Gabriel Oliveira Pereira, representando a décima segunda turma, e Ibsen Felipe Antônio, representando a Associação Atlética Acadêmica (Atlética Predadora), José Wilson Serbino Júnior.
    Em nome da décima sexta turma, falou a aluna Vitória Rosa. Uma especial surpresa foi feita aos calouros, com a exibição do vídeo ‘Trajetória, Desafios, Felicidade’, que trata dos anos a fio dedicados ao estudo e aos cursos preparatórios pelos que perseguem a meta de ingressar no curso de medicina.
    Após a exibição do vídeo, os ingressantes foram convidados a colocar seus jalecos, que lhes foram entregues pelos seus padrinhos, e em seguida fizeram ojuramento dos novos alunos, que foi conduzido pelos acadêmicos Thiago Vinícius Ferreira Beserra e Maria Dyandra Karoline Dario Fernandes dos Santos.
    O apadrinhamento surgiu como uma maneira de formar vínculos amistosos entre calouros e veteranos, promovendo assim maior inclusão dos novatos. Um veterano escolhe o estudante que deseja apadrinhar e para ele se torna um tutor, compartilhando materiais, ajudando nas mais diversas dúvidas, minimizando o impacto da chegada e possibilitando o surgimento das mais sinceras amizades.

  

CALOUROS
PADRINHOS
Aline Pacheco Nonato Arraes Cynthia Pereira Troncoso
Bianca Barbosa Silveira Padilha Christopher Harrison Salomão Andrade
Bruna Andrade Santos Úrsula Maia
Cassia Rufino Cunha Talita Bizerra Silva
Ermeson Oliveira Maia Daniele Marcondes Fonseca
Giuliana dos Santos Carvalho Vitória Rosa
Gabrielle Melo Costa Ana Luíza Neves de Assis
Iany Adriene Anastácioy Lenara Melo da Silva
Joana Cristina Souza dos Reis Gabriel Belarmino Domingues
João Gabriel Memoria Costa Victor Marcelo Frez
Júlio Cézar Nunes Ferreira Wanessa Gouveia Castro e Bruno Charliton Gallina Brito
Leandro Alves Victor Gustavo dos Santos Figueiredo
Leticia Pinheiro do Nascimento Daniela de Melo Borges
Lucas Mota Machado de Franças Edilson Moreira Borges
Maria Dyandra Karoline Dario Fernandes dos Santos Gustavo Vieira Lima dos Santos
Matheus Dias Amaral Alan Gonzaga da Silva
Milton Junior Amoêdo Santos James Alecsander dos Santos Padilha
Nayrlon Matheus Pereira Silva Gabriele Batista de Sá
Nicolas Guilherme De Sá Abitan Barreto Eduardo Nicoline Evangelista Deniz e Nayara Roncoleta
Pedro Lucas Costa Evaristo de Melo Lucas Paulo Oliveira Silva
Thiago Vinícius Ferreira Beserra Tiago da Cruz Rodrigues
Vivianne Gomes Feitosa Gabriel Fumian Milward de Azevedo