Publicado em: 24/04/2018 08:58:06.039
O trabalho de pesquisa intitulado Production and Operating Strategies with Focus on the Efficiency of the Public Service (Estratégias de Produção e Operação com Foco na Eficiência do Serviço Público), foi publicado no International Journal of Advanced Engineering Research and Science (IJAERS), ISSN 2349-6495 (P), que é indexado como Qualis Capes A2 Interdisciplinar. O estudo, que enfoca a estratégia de eficiência na produção e operação nos serviços de um setor de gestão de pessoas em uma organização judicial pública, tem como autores Bianca Moret Neubauer, Flávio de São Pedro Filho, Mário Nenevê, Valéria Arenhardt, Eduardo Egídio Vicensi Deliza.
Bianca Neubauer é acadêmica do curso de Administração da Unir, o professor doutor Flávio de São Pedro Filho é docente programa de mestrado em Administração da Unir e coordenador do Grupo de Pesquisa em Gestão da Inovação e Tecnologia (Geitec/Unir). o professor mestres Mário Nenevê é doutorando em Administração da Universidade do Vale do Itajaí (Univali). A professora mestra Valéria Arenhardt, doutoranda em Tecnologia Ambiental da Universidade de Ribeirão Preto (Unaerp), e o professor Eduardo Deliza são docentes do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (Ifro) e membros do Geitec/Unir.
A pesquisa dá ao ambiente do setor público o mesmo tratamento que ocorre nas empresas em geral e identifica a necessidade de inovar práticas para alcançar a excelência. As teorias “U”, que ajuda a implementar mudanças e aumentar a produtividade em organizações, e de Contingência, que explica que existe uma relação funcional entre as condições do ambiente e as técnicas administrativas apropriadas para o alcance eficaz dos objetivos da organização, foram utilizadas, sendo o objetivo geral da pesquisa estudar a estratégia de eficiência na produção e operação no departamento de Gestão de Pessoas.
São objetivos específicos da pesquisa caracterizar a estratégia de eficiência na produção e operação; realizar a análise forças, fraquezas, oportunidades e ameaças (SWOT) sobre as práticas de operação do processo; e sugerir inovação para eficiência do processo produtivo. A problematização que motiva a pesquisa se consubstancia na indagação sobre qual a estratégia de eficiência nos resultados da produção e operação dos serviços prestados.
Para alcançar os objetivos e responder essa pergunta, efetuou-se uma pesquisa qualitativa, mediante o devido protocolo ético, com coleta de dados por meio de pesquisa exploratória no local dos serviços, utilizando-se de entrevistas abertas e aplicação de formulários de consulta.
Como resultado, o trabalho sugere a inovação requerida, servindo-se da análise swot e da geração do modelo de definição, mensuração, análise, melhoramento e controle, cuja sigla em inglês – a partir dos termos define, measure, analyse, improve e control – é DMAIC. a partir dos quais sugere a inovação requerida.
Trata-se de um trabalho científico em que efetivamente os objetivos propostos são alcançados. E onde a abordagem de contingência com foco comportamental e liderança orientada foi prevista, concluindo-se que a estratégia de eficiência nos resultados deve focar a complexidade organizacional dinâmica, atuando de forma integrada, desenvolvendo habilidades dos colaboradores até então não incorporados, permitindo a evolução do fluxo de gestão do conhecimento e capacitando habilidades. O trabalho interessa a gestores em geral. E serve como subsídio a outras pesquisas em gestão, inovação e produção, o que justifica sua veiculação no IJAERS, que é um das mais importantes publicações científicas na Ásia.