Publicado em: 30/04/2018 09:45:09.433
Neste dia 1º de maio, a Editora Scienza e o professor doutor Hélio Rodrigues da Rocha*, pertencente ao quadro de docentes efetivos da Fundação Universidade Federal de Rondônia (UNIR), farão o lançamento da 2ª edição do livro “Coronel Labre”, no município de Lábrea, no estado do Amazonas. O evento fará parte da Gincana do Trabalhador, que ocorrerá durante todo o dia, na Praça Coronel Labre.
Segundo o autor Hélio Rocha, a obra se originou de uma pesquisa historiográfica durante seus estudos de pós-doutoramento na Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), em 2015, diante da necessidade de encontrar dados sobre a vida de Antonio Rodrigues Pereira Labre (1827 – 1899), maranhense que fundou, organizou e governou uma cidade às margens do rio Purus, nos anos de 1871, depois de estudar Direito no Rio de
Janeiro e viajar pela Europa e Estados Unidos da América,
nos idos de 1860, advogou em uma causa a favor de um grupo de escravos, em São Luís do Maranhão e, tendo ganhado a causa, recebeu apoio do governo para realizar seu sonho: fundar uma cidade nos trópicos amazônicos.
Hélio Rocha explica que o livro é o resultado dessa busca de dados sobre esse sertanista, explorador, professor, banqueiro, político e escritor que foi A. R. P. Labre, como assinava seus escritos.
*Possui graduação em Letras-Inglês pela Universidade Federal de Rondônia (1998), graduação em Letras-português pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (1989), mestrado em Letras- Linguagem e Identidade pela Universidade Federal do Acre (2008) e doutorado em Teoria e História Literária pela Universidade Estadual de Campinas (2011). Pós-doutorado em História Social pela Universidade Federal do Rio (2016). Atualmente é professor na Universidade Federal de Rondônia e coordenador do Programa de Pós-Graduação Mestrado Acadêmico em Estudos Literários (desde fevereiro/2014). Tem experiência na área de Letras, com ênfase em Estudos Literários, atuando principalmente nos seguintes temas: estudos amazônicos, literatura de viagem, colonialismo, pós-colonialismo, formação e prática discursiva, literatura e barbárie e tradução.