Revista Interethnic@ abre chamada para publicação no dossiê “Direitos Humanos e Povos nas Américas: Panoramas, Perspectivas e Desafios”


Publicado em: 30/04/2018 12:16:29.779


            A revista Interethnic@-Revista de estudos em relações interétnicas, da Universidade de Brasília (UnB), está com chamada aberta para submissão de trabalhos para o dossiê “Direitos Humanos e Povos nas Américas: Panoramas, Perspectivas e Desafios” (v.22. n.1. 2019), organizado pelos professores Estevão Rafael Fernandes (UNIR; UFMT), Fabiano Gontijo (UFPA) e Pedro Paulo Gomes Pereira (UNIFESP).
            A submissão deve ser feita exclusivamente pelo sítio eletrônico da revista, seguindo as diretrizes para autores. O prazo para submissão de artigos é 28 de setembro de 2018.
O dossiê “Direitos Humanos e Povos nas Américas: Panoramas, Perspectivas e Desafios”
            No contexto em que foi concebida, há exatos 70 anos, a Declaração Universal dos Direitos Humanos vinha à luz em um momento completamente diferente, pouco depois das barbáries cometidas ao final da Segunda Guerra. Hoje, mais do que lutar contra as violações aos Direitos Humanos, são desafios também os vários casos de assassinatos cometidos contra ativistas, a guinada à direita no continente, a ascensão de bancadas em cujo discurso reside a belicosidade e a ideia de que “direitos humanos” sejam restritos a “humanos direitos” (sic). Neste momento de recrudescimento de conflitos e violências, muitas das vezes cometidos pela omissão do Estado, este dossiê busca agregar artigos escritos sobre as lutas, desafios e percursos dos Direitos Humanos nos contextos americanos, incluindo não apenas conflitos territoriais, mas direitos sexuais e de gênero, as relações entre movimentos indígenas, negros, rurais, dentre outros, e manutenção de direitos humanos, com a democracia e com as ditaduras civis-militares que marcaram a história latino-americana ao longo de sua história recente, bem como os desafios enfrentados em contextos urbanos, de saúde, educação, meio ambiente, por exemplo. Ainda que sejam vários os casos de violações aos Direitos Humanos aos quais esses povos vêm sendo historicamente submetidos, este dossiê busca dar sua contribuição para a sistematização de reflexões mais aprofundadas sobre a temática - de modo, também, a municiar ativistas, intelectuais, estudiosas e estudiosos que busquem, em suas práticas, a efetivação desses direitos no continente Americano.
Sobre a revista Interethnic@
            Trata-se de umperiódico científico eletrônico, sem fins lucrativos, situado na área da Antropologia, com ênfase em Antropologia das relações interétnicas e raciais, Etnologia indígena, Antropologia política e Teoria antropológica, e secundariamente nas demais áreas das Ciências Sociais e Humanidades.
            A revista acompanha a crescente e intensa atividade dos pesquisadores e estudiosos sobre relações interétnicas e raciais nas Ciências Sociais e áreas afins, contribuindo com a divulgação científica e o diálogo intercultural entre a academia, áreas técnicas que atuam no tema e as sociedades e grupos identitários envolvidos.
            A missão do periódico é divulgar a produção científica sobre as relações interétnicas e raciais, colaborando com a compreensão do tema, facilitando a comunicação entre a academia, técnicos e a sociedade, e o desenvolvimento teórico da Antropologia e das Ciências Sociais.
            O público alvo da Interethnic@ são pesquisadores e profissionais interessados em estudos das relações interétnicas e raciais, da Antropologia, Ciências Sociais e áreas afins.
            Apesar do foco primordial da Interethnic@ ser a produção antropológica, seguida pelas Ciências Sociais e demais áreas das humanidades, não há objeções em aceitar contribuições de outras áreas desde que atendam aos critérios da política de submissão da revista.
            A Interethnic@ busca abrir um espaço de diálogo intercultural e multidisciplinar sobre temas referentes às relações interétnicas compreendidas em termos abrangentes.
            A Interethnic@ receberá para avaliação, em fluxo contínuo, artigos resultantes de pesquisa, artigos de revisão bibliográfica, resenhas, comunicações e entrevistas. Também serão aceitas monografias, dissertações e teses que, anualmente, poderão ser publicadas em sessão específica.