Publicado em: 10/05/2018 17:08:34.073
O Departamento de Ciências da Educação do Campus de Ariquemes (DECED) da Fundação Universidade Federal de Rondônia (UNIR), realizou o projeto de Pesquisa e Extensão: “As populações tradicionais do Guaporé e as festividades do Divino”. As atividades de campo ocorreram no mês de abril passado, durante a “124ª Romaria do Senhor Divino Espírito Santo”, no município de Costa Marques-RO.
O projeto fora criado durante a disciplina Fundamentos e Práticas do Ensino de História e Geografia, realizado com a participação dos acadêmicos do 5º período do curso de Pedagogia-DECED/UNIR/Ariquemes, tendo coordenadores os professores Hugo Athanasios Fotopoulos e Ederson Lauri Leandro, contando também com colaboração da Profª. Lara Cristina Cioffi, do mesmo departamento.
Apesar de ser a manifestação religiosa mais antiga do Estado de Rondônia, realizada no Vale do Guaporé desde o século XIX e de reproduzir a intensa influência da Igreja católica na fé e nas crenças das populações tradicionais amazônicas, engendrando uma interação cultural e religiosa entre Brasil e Bolívia, a festa do Divino ainda é pouco pesquisada, fato que gesta um lócus profícuo para estudos acadêmicos.
Para a realização da pesquisa de campo, o projeto que atua com o objetivo de reconhecer as múltiplas manifestações da cultura, da memória e do patrimônio dos povos amazônicos com relação a sua história e o seu território, teve o apoio da Direção do Campus de Ariquemes, Pró-Reitoria de Cultura, Extensão e Assuntos Estudantis (PROCEA), Pró-Reitoria de Pós-Graduação e Pesquisa (PROPesq), Reitoria e Secretaria de Estado da Educação (SEDUC).