Obtenção de título de mestre por surdos consolida caráter inclusivo da UNIR


Publicado em: 01/06/2018 17:58:09.92


    O ano de 2018 vem sendo desde seu início marcado pela consolidação da Universidade Federal de Rondônia (UNIR) como uma instituição de ensino superior inclusiva. Na noite de 26 de fevereiro, um evento histórico se registrou em Rondônia, com a professora especialista Indira Simionatto Stedile, do Departamento de Libras, se tornou a primeira surda de Rondônia a defender uma dissertação de mestrado, também passando a ser a primeira professora surda Mestra em Letras de toda a Região Norte.

    Com a presença maciça da comunidade surda, professores e alunos, no auditório da UNIR Centro, todos assistiram emocionados à apresentação da professora Indira Simionatto Stedile sobre sua pesquisa, inédita no campo linguístico regional, enfatizando a importância da escrita de sinais (sign writying) na educação de surdos, à banca de avaliação, formada pelos professores doutores Márcia Mura, Odete Burgeille, João Gomes e Julio Cesar Barreto Rocha..

    Marcada por esse protagonismo feminino, a caminhada da UNIR como instituição inclusiva logo apresentou mais uma conquista. Não findou o primeiro semestre de 2018 sem que mais um professor surdo, que foi também docente do curso de Letras-Libras da UNIR até recentemente, Amarildo João Espíndola, viesse a receber seu título de mestre em Rondônia, por meio do Mestrado Acadêmico em Letras da UNIR, com dissertação sobre a “Variação Linguística na Libras: Estudo de Sinais de Porto Velho (RO) e Rio Branco (AC)”, tema escolhido a partir de sua vivência e de seu percurso científico-acadêmico na Língua Brasileira de Sinais.

    Avaliando os avanços que tais titulações representam para a comunidade surda rondoniense e para a universidade em seu propósito de consolidar-se como uma instituição de ensino superior inclusiva, o reitor Ari Ott ressaltou a importância que tem a presença da professora Indira integrando o quadro docente da Unir, por servir de exemplo e motivação a tantos surdos que compõem a comunidade universitária. Manifestou também a sua satisfação em ver, em tão curto tempo, a conquista duplicar-se, com o professor Amarildo também obtendo a titulação de mestre.