Pesquisadores do GEITEC têm trabalhos aprovados para o Congresso Internacional de Conhecimento e Inovação, em Guadalajara, México


Publicado em: 08/06/2018 14:54:03.092


    Pesquisadores do Grupo de Pesquisa em Gestão da Inovação e Tecnologia (GEITEC) da Fundação Universidade Federal de Rondônia (UNIR) participarão do Congresso Internacional de Conhecimento e Inovação (CIKI 2018), em Guadalajara, México, nos dias 23 e 24 de setembro de 2018, com a apresentação de três trabalhos sobre inovação. O evento tem como objetivo promover o desenvolvimento conceitual, metodológico e prático em gestão do conhecimento, capital intelectual e gestão da inovação.
    O primeiro trabalho intitulado Gestión de la Innovación Social como Factor de Competitividad, foi desenvolvido em pesquisa do Mestrado em Administração da UNIR (PPGMAD) pela mestre Sâmia Laíse Manthey Benevides, sob a orientação do professor doutor Flávio de São Pedro Filho, em coautoria com os professores doutores José Moreira Da Silva Neto (PPGMAD) e Fábio Biasotto Feitosa, do Mestrado em Psicologia da UNIR, e do mestrando em Políticas Públicas pela UNILA Jackson Jose Sales Miranda Junior. O trabalho aborda o tema da gestão da inovação social como fator de competitividade, apontando que as empresas podem lançar um olhar do seu entorno para fortalecer as comunidades, gerar melhor interação com a população usuária de seus bens e serviços, em um esforço para a qualificação da sociedade.
    O segundo trabalho, Impacto Socioambiental Y El Enfrentamiento De La Pobreza En La Amazonia, é da autoria do mestrando do PPGMAD Gildázio Pereira da Silva Júnior, sob a orientação do professor doutor Flávio de São Pedro Filho, na disciplina de Gestão Socioambiental, em coautoria com o mestrando Jackson Jose Sales Miranda Junior (UNILA). Trata-se de pesquisa aplicada voltada à geração de atributos válidos para ultrapassar os impactos socioambientais e reversão da pobreza na Amazônia.
    O terceiro e último trabalho, intitulado La Innovación Social, La Heurística Del Miedo En Los Asentamientos Forzosos Y La Crisis Socioambiental é produto de pesquisa aplicada desenvolvida pela mestranda do PPGMAD, professora Jacira Lima da Graça, sob a Orientação do professor doutor Flávio de São Pedro Filho e em coautoria com o mestrando Jackson Jose Sales Miranda Junior (UNILA). O estudo focaliza a gestão da inovação social para reverter o medo que acomete as famílias vulneráveis na Amazônia, após serem desalojadas do seu habitat natural, para se estabelecerem em assentamentos forçados, culminando em crise socioambiental, à revelia de políticas públicas humanas, e expostos à indiferença de gestores descompromissados com a responsabilidade socioambiental.
    “Mais uma vez a Universidade Federal de Rondônia, por intermédio do GEITEC, se faz presente em evento internacional de alto nível como este, onde contribui com trabalhos que podem ser utilizados para a construção de políticas públicas adequadas, compromissadas com a qualidade de vida e a sustentabilidade em ambientes frágeis como o da Amazônia”, afirmou o professor Flávio de São Pedro Filho.