Seminário Acadêmico “Direitos Humanos e populações tradicionais, periféricas e pauperizadas nos contextos das novas ordens globalizadas” acontece nesta quarta-feira, a partir das 14 horas


Publicado em: 13/06/2018 07:48:44.31








Continuam abertas as inscrições para o seminário acadêmico “Direitos Humanos e populações tradicionais, periféricas e pauperizadas nos contextos das novas ordens globalizadas”, que será realizado pelo mestrado profissional interdisciplinar em Direitos Humanos e Desenvolvimento da Justiça (DHJUS), oferecido em parceria entre a Escola da Magistratura do Estado de Rondônia (Emeron) e a Universidade Federal de Rondônia (UNIR), nesta quarta-feira, 13, a partir das 14 horas.

O seminário é uma atividade acadêmica que tem como objetivo comparar e documentar as relações socioambientais e os direitos humanos das populações tradicionais, periféricas e pauperizadas da área do rio Madeira, em Porto Velho, a partir da reflexão sobre a reorganização dos espaços de vida e moradia dessas populações e dos grandes impactos socioambientais decorridos do desmoronamento das margens do rio Madeira em 2012 e da enchente do mesmo rio em 2014.

Iniciando a programação, o doutor em Ciências Biológicas pela Universidade de Michigan – Ann Arbor (EUA), Philip Fearnside, ministrará palestra de mesmo nome do seminário. Em seguida, o coordenador do evento e professor do DHJUS Marco Antônio Domingues Teixeira mediará uma mesa de debates entre o palestrante e o Educador Popular Iremar Antônio Ferreira.

A partir das 16h30, trabalhos e comunicações com temática socioambiental serão apresentados pelos acadêmicos do DHJUS, de outras instituições e grupos de pesquisa, com a finalidade de organizar uma publicação temática específica.

Na sequência, Marco Teixeira abrirá uma mesa-redonda, com a exposição “A construção sociocultural da pobreza nas sociedades periféricas do Ocidente”. A seguir, Iremar Ferreira abordará o tema “As transformações do modo de vida das populações tradicionais ribeirinhas do Madeira: de comunidades a periféricos e da autossuficiência à vulnerabilização”. Finalizando as exposições, Dr. Philip tratará sobre “Hidrelétricas na Amazônia e conflitos com as populações tradicionais: expulsões e pauperizações”.

O seminário será encerrado com a apresentação de documentário e debate sobre a obra.

A ação será realizada no auditório 2 da Escola da Magistratura do Estado de Rondônia (EMERON), localizada na Rua Tabajara, 834, Bairro Olaria e tem como público-alvo os mestrandos das duas turmas do DHJUS, acadêmicos e interessados pela temática.

O seminário será aberto ao público e gratuito e os inscritos presentes terão direito a certificação.

Fonte: Assessoria de Comunicação – Emeron