Publicado em: 21/06/2018 12:22:51.08
O professor doutor Clodoaldo de Oliveira Freitas, docente do Departamento de Engenharia de Pesca e do Grupo de Estudo e Pesquisa em Biociências (GPBio) do Campus de Presidente Médici da Fundação Universidade Federal de Rondônia (UNIR), participou no dia 19 de junho de 2018, do 1º Seminário de coordenadores de Feiras e Mostras de Ciências, no auditório do Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC), em Brasília.
O evento reuniu coordenadores de todas as regiões do Brasil dos projetos aprovados na Chamada CNPq/CAPES/MEC/MCTIC/SEPED Nº 25/2017 e discutiu os dados e resultados relativos à política de apoio à realização de Feiras e Mostras de Ciências nos últimos anos, bem como as formas de aprimorar as Chamadas Públicas de fomento a esta ação. No evento também foram discutidos os assuntos inerentes ao Plano de Ação em CT&I para Popularização e Divulgação da Ciência e Tecnologia (ENCTI 2016-2022), e foi debatida a criação de um órgão consultivo das políticas de popularização da ciência.
O Projeto Feiras de Ciências de Presidente Médici-RO: plantando sementes para novos cientistas, o único de Rondônia apresentado no evento, é coordenado pelos professores Clodoaldo de Oliveira Freitas e Eliane Silva Leite, ambos do Departamento de Engenharia de Pesca (UNIR), e desenvolvido em parceria com a Prefeitura de Presidente Médici (RO), por meio da Secretaria Municipal de Educação e Cultura (SEMEC) e das escolas estaduais de Presidente Médici.
O projeto tem como objetivo potencializar nos estudantes de nível fundamental e médio a vocação para a graduação; despertar o interesse para as áreas científicas e promover a divulgação, entre a comunidade em geral, da Ciência como fonte de desenvolvimento sustentável.
As feiras relativas ao projeto acontecerão nas unidades escolares para seleção dos melhores trabalhos e no dia 26 de outubro de 2018 será realizada a Feira Municipal de Ciências com a presença todas as unidades escolares de Presidente Médici (municipais e estaduais). Serão apresentados trabalhos de alunos em três categorias: 4º e 5º ano do ensino fundamental, 6º ao 9º ano do ensino fundamental e ensino médio, com premiação e certificação dos participantes.