Publicado em: 13/07/2018 12:05:43.793
Desde o mês de junho deste ano, os campi da Fundação Universidade Federal de Rondônia (UNIR) nos municípios de Ji-Paraná, Vilhena, Cacoal, Rolim de Moura, Ariquemes e Guajará-Mirim passaram a contar com um sistema de transmissão de dados de alta velocidade, após a finalização dos trabalhos de instalação dos enlaces de transmissão de dados do interior para a capital, pela Rede Nacional de Ensino e Pesquisa (RNP).
O campus de Porto Velho já possuía um link de alta velocidade e agora os campi do interior também tem uma velocidade condizente com a necessidade, que saltou de 4 Mbps, para cada campi, para 100 Mbps.
A ação, tratada como prioridade pela Administração Superior da Universidade, devido à sua importância para o desenvolvimento de pesquisa e de trabalhos diversos, possibilita a integração dos campi da UNIR a todas as instituições de ensino e pesquisa no Brasil e a muitas outras redes acadêmicas do mundo, como as redes das Américas, Europa e África.
O modelo trabalhado pela RNP baseia-se na implantação de uma infraestrutura de fibras ópticas próprias, voltada para as instituições de pesquisa e educação superior e na formação de consórcios entre as instituições participantes de forma a assegurar sua autossustentação. Em Rondônia, a RNP é sediada na UNIR, no campus José Ribeiro Filho. Esse ponto de conexão é chamado de Point of Presence ou Ponto de Presença (PoP-RO).
“A UNIR sendo a sede do PoP-RO ganha não só acesso à Internet, mas também acesso direto a diversas instituições de ensino e pesquisa do Brasil e do mundo, além de acesso direto a investimentos e projetos de pesquisa realizados pela RNP. Soma-se ainda o papel social de difundir e prover o acesso de outras instituições de ensino e pesquisa de Rondônia a essas redes, como: IFRO, Embrapa, Secretaria Saúde do Estado, Secretaria de Educação, DNPM, CPRM, INMETRO, FIOCRUZ e muitas outras”, observou o diretor de Tecnologia da Informação (DTI) da UNIR, André Luiz de Souza Freitas.
O sucesso desta ação deveu-se, em especial, ao empenho da Reitoria da UNIR ao solicitar à RNP a abertura de novos processos licitatórios para atender a Universidade e outras instituições interessadas, bem como à equipe da RNP/UNIR, que fez diligências nos provedores para agregar novos participantes para os processos.
Atualmente, apenas o campus de Presidente Médici ainda não integra a rede. O campus possui conexão à Internet, mas ela é custeada pela UNIR e não pela RNP, todavia o cadastro da unidade está sendo providenciado pela DTI.
Para o reitor Ari Miguel Teixeira Ott, a conexão da UNIR com a RNP representa um passo decisivo na integração da Universidade aos demais centros de produção científica. “Essa é mais uma meta que a UNIR alcança e cujos benefícios se estendem a toda a sociedade”.
Para saber mais sobre a RNP, acesse https://www.rnp.br/.