Publicado em: 24/07/2018 09:14:29.949
A Fundação Universidade Federal de Rondônia (UNIR), por meio da Pró-Reitoria de Cultura, Extensão e Assuntos Estudantis (PROCEA), aceitou o desafio proposto pelo Tribunal Regional Eleitoral de Rondônia (TRE/RO) para participar de um grupo dedicado a pensar a Memória Institucional, denominado "Memória em Rede Rondônia".
Em vista disso, o TRE convidou a UNIR para integrar a mostra em homenagem às mulheres que contribuíram e que ainda contribuem de diversas maneiras para a construção do Estado de Rondônia. Com ênfase no poder instituído nos quadros funcionais dos Tribunais Eleitorais e de Justiça, a participação da UNIR amplia a homenagem ao ambiente da Educação Superior, contribuindo para que a Exposição “86 anos do voto feminino as mulheres e o poder” possa destacar mulheres que atravessaram cenários de preconceito e restrições provando que é possível uma sociedade em que direitos e oportunidades sejam igualitários, com destaque para a necessidade de ampliar a discussão acerca do número de mulheres ocupantes de cargos públicos e políticos, o necessário enfrentamento ao feminicídio, a luta contra o assédio e o desrespeito com que muitas mulheres ainda são tratadas em seus ambientes profissionais e na vida de uma maneira geral.
A exposição vem demonstrar que as ideias e decisões femininas constroem um novo contexto para as relações de poder. Nesse sentido, é destacado o papel preponderante que as Professoras Eunice Johnson, Berenice Tourinho, Indira Stédile e a Técnica em Enfermagem e Instrumentação Cirúrgica Deuzuíta da Silva (D. Deuza) exercem para o fortalecimento da única Universidade Pública do Estado de Rondônia. Essas mulheres, a partir de seus pioneirismos, inauguram momentos significativos para a consolidação do Ensino Público Superior em Rondônia.
Para todas nós, esta homenagem significa mais que reconhecer as trajetórias de luta, superação e persistência dessas mulheres, significa demostrar a honra que é tê-las como parte integrante de uma comunidade acadêmica feminina, provando que a Universidade pode contribuir com a ampliação dos espaços de atuação da mulher e com os enfrentamentos das questões sociais a que são submetidas. Dessa forma, estamos primando pelo diálogo inclusivo e democrático necessário para a produção de novos conhecimentos.
Com essa iniciativa, segundo a Pró-Reitora de Cultura, Extensão e Assuntos Estundantís, Marcele Pereira, a intenção é de homenagear indistintamente todas as mulheres que compõem a UNIR, desde as discentes, essência desta Universidade, passando pelas técnicas, que garantem as bases para que a UNIR possa desempenhar sua missão, até as docentes que reafirmam a importância de uma educação pública e de qualidade, batalhando para a formação de profissionais críticas (os) e cidadãs (ãos) comprometidas (os) com uma sociedade mais justa e inclusiva.
A exposição será aberta ao público neste dia 24 de julho, às 16h, no auditório do Tribunal Regional Eleitoral de Rondônia, na Avenida Presidente Dutra, 1889, no Bairro Baixa da União.