XI Seminário de Educação prorroga inscrição com submissão de trabalho


Publicado em: 14/08/2018 11:41:34.466



O XI Seminário de Educação (SED),
que ocorrerá nos dias 25 e 27 de setembro de 2018, no Campus de Rolim de Moura da Fundação Universidade Federal de Rondônia (UNIR), está com inscrições abertas para ouvintes e submissão de trabalhos.
Com a temática “Leituras da ‘palavramundo’: linguagens, identidades e interculturalidade”, esta edição do seminário visa refletir acerca dos conflitos, anseios e contradições para a construção de uma sociedade mais justa e igualitária. Propõe-se especificamente discutir a multiplicidade de leituras de e sobre o mundo, em suas várias linguagens, problematizando como elas constroem realidades, identidades, subjetividades e diferenças na cultura da região em que vivemos.
Inscrições
O novo prazo para submissão de trabalhos vai até dia 20 de agosto. A submissão deve ser feita por meio do endereço www.sed.unir.br, para comunicação oral, pôster e relato de experiência.
As inscrições sem submissão de trabalho serão aceitas até dia 25 de setembro de 2018, no mesmo endereço eletrônico.
Programação
Em sua programação o XI Seminário de Educação terá minicursos e oficinas, relatos de experiências, apresentação de pôsteres e comunicação oral, além de mesas redondas e conferências.
A conferência de abertura, no dia 25 de setembro, será proferida pelo professor doutor Roberto Amaral, da Universidade Federal de Tocantins, que abordará o tema“A leitura literária: por uma ética da inquietação”.
Histórico do evento
Em 2008, a UNIR, através do Departamento Acadêmico de Ciências da Educação de Vilhena, com apoio dos campi de Rolim de Moura e Ji-Paraná, realizou o I Seminário de Educação (SED), com o tema "Por uma educação intercultural". Os docentes ligados ao Grupo de Pesquisa em Educação na Amazônia (GPEA/Ji-Paraná), Grupo de Estudos Pedagógicos (GEP/Vilhena) e Grupo de Estudos e Pesquisas em Psicologia e Educação na Amazônia (GEPPEA/Rolim de Moura) assumiram na ocasião o compromisso de dar continuidade à ação, fazendo do SED um evento anual e itinerante.
Conferencistas confirmados nesta edição
Luís Augusto Fischer - Professor Titular de Literatura Brasileira da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. É graduado em Letras pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul, mestre e doutor em Letras pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Fez estágio de pós-doutorado na Sorbonne, Paris VI. É autor de vários livros - literários e de crítica - entre os quais: Machado e Borges (2008), Quatro negros (2006), e Literatura brasileira: modos de usar (2003). É crítico literário e desenvolve pesquisas na área de história da literatura brasileira e americana.
Roberto Amaral - Doutor em Educação, Mestre em Educação Brasileira e Graduado em Pedagogia pela Faculdade de Educação da Universidade Federal de Goiás. Professor Adjunto IV na Universidade Federal do Tocantins. Docente do Curso de Licenciatura em Filosofia, do Curso de Especialização em Ética e Ensino de Filosofia e do Mestrado Profissional em Filosofia (PROF-FILO). Escritor, poeta e ensaísta. Autor de: Do mundo, suas delicadezas (2017), 54 [+ uma] mulheres do baralho (2015), Contos extraviados (2015) Uma Denise (2014), Le mot juste (2011) e Paul Ricoeur e as faces da ideologia (2008).
Rogério de Almeida - Professor associado da Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo, coordena o Lab_Arte (Laboratório Experimental de Arte-Educação & Cultura) e o Grupo de Estudos sobre Itinerários de Formação em Educação e Cultura. Editor da revista Educação e Pesquisa, da FEUSP, e editor colaborador para a área de Educação da revista Machado de Assis em Linha. Bacharel em Letras, doutor em Educação e livre-docente em Cultura e Educação, todos os títulos pela USP. Cursou pós-doutoramento na Universidade do Minho.