Publicado em: 06/09/2018 12:07:20.15
O reitor da Fundação Universidade Federal de Rondônia (UNIR), professor doutor Ari Miguel Teixeira Ott, participou, juntamente com outras autoridades, da mesa de honra da abertura do I Seminário de Jornalismo e Ciência na Amazônia. O evento aconteceu na noite de 4 de setembro, no auditório da Faculdade Uniron, no Porto Velho Shopping.
Na ocasião, o reitor parabenizou os organizadores do evento pela iniciativa de discutir jornalismo científico na Amazônia, mas chamou atenção para o momento de “luto” no país devido ao incêndio ocorrido recentemente no Museu Nacional, no Rio de Janeiro. Segundo o reitor, a perda do acervo é um prejuízo incalculável para a ciência e a tecnologia no Brasil e no mundo, no entanto, eventos como esse Seminário que acontece em plena Amazônia são ações que renovam a esperança e fomentam o debate sobre temas tão importantes para o desenvolvimento e reconhecimento da pesquisa no país.

O 1º Seminário de Jornalismo e Ciência na Amazônia reuniu jornalistas, radialistas, acadêmicos e professores de jornalismo para discutir temas como jornalismo científico e popularização da ciência, tecnologia e inovação na Amazônia.
No primeiro dia, 4, os palestrantes convidados foram: Solano Ferreira, jornalista e mestre em Geografia Humana, pela UNIR, que abordou o tema “Mídia e Natureza: Percepção e comunicação ambiental dos produtores rurais do entorno da Floresta Nacional do Jamari/RO” e a jornalista e presidente do Sindicato dos Jornalistas de Rondônia, Sara Xavier, com o tema “A Produção do Jornalismo Científico na Amazônia”.
O seminário foi encerrado na quarta-feira (5) à noite, com a palestra da jornalista Renata Silva (Embrapa/RO) sobre o tema “Jornalismo e Ciência na Amazônia: perspectivas em tempo de convergência das mídias”, seguida pelo lançamento do livro “Saber Amazônico na Mídia: Produção Científica em Porto Velho”, produzido por jornalistas/pesquisadores com atuação em diferentes temas ligados à Amazônia.