Publicado em: 12/09/2018 16:23:22.876
A produção é uma parceria da TV UNIR com o Canal Futura e deve ir ao ar em 2019
Os programas começam a ser produzidos no próximo sábado (15/09), com a chegada da equipe do Canal Futura, do Rio de Janeiro, e profissionais parceiros vindos da Universidade Estadual do Rio Grande do Norte. Serão 10 dias de gravações conjuntas entre esses profissionais e os integrantes da TV UNIR.
O primeiro local de gravações será a aldeia Capitão Pedro Mamaindê. Durante o fim de semana (15 e 16/09), acontecerá a festa da menina moça e o ritual será registrado pela equipe. Na segunda-feira (17/09) a equipe segue para Cacoal, onde passará três dias na terra indígena Paitêr Suruí, da linha 9. O último local de gravação será em Ji-Paraná, na aldeia Araras.
No ar desde 2015, a série audiovisual SOU já abordou a cultura Afro, Gaúcha, o Xaxado, forró entre outras temáticas ligadas à cultura de um determinado local do país. Agora, será a vez de Rondônia mostrar para todo Brasil detalhes das diferentes etnias indígenas do estado.
Serão produzidos 4 programas, de 26 minutos, com objetivo evidenciar a cultura indígena nas dimensões da religiosidade, arte, educação e perspectivas para a juventude. A narrativa mesclada entre entretenimento e realidade pretende trazer uma leveza para as histórias.
Os programas serão ancorados por Gasodá Suruí, que irá conduzir a narrativa juntamente com outras lideranças da aldeia Paitêr Suruí. Essa interação entre os personagens será feita de modo lúdico, com intenção de transportar o telespectador para a atual realidade indígena e, a partir dela, ir conhecendo o passado, os costumes, a cultura e as perceptivas de futuro.
Os programas serão exibidos pelo Canal Futura, para todo Brasil, e pela internet através da plataforma Futura Play e das redes sociais.