Publicado em: 14/09/2018 10:41:37.298
Com base numa conferência inovadora na Universidade da Califórnia, em Berkeley, em 2013, e na Conferência sobre Educação do Futuro, da Universidade de Roma TRE, em Roma, Itália, em novembro de 2017, a Academia Mundial de Artes e Ciência (WAAS) e o World University Consortium (WUC) uniram-se ao Ministério da Educação do Brasil, à UNESCO–Brasil, à Academia Brasileira de Educação, à Associação Internacional de Presidentes de Universidades e à Fundação CESGRANRIO para realizar a “Terceira Conferência Internacional na Educação do Futuro - Perspectivas da América Latina” para identificar medidas práticas destinadas a atender às necessidades e aspirações de principais interessados numa nova educação- jovens, estudantes, professores, empregadores, trabalhadores, instituições de pesquisa, universidades, governos e sociedade civil, nesta região do mundo.
O DESAFIO
A sociedade está mudando mais rápido do que nunca, gerando oportunidades e desafios sem precedentes. Antecipar e abordar as consequências da Quarta Revolução Industrial, as pressões ambientais, os níveis crescentes de desemprego e desigualdade entre os jovens, a globalização e virtualização de modelos de negócios, o crescimento explosivo e globalização das comunicações e da educação on-line, e o aumento de contatos interculturais e migração, colocam enorme pressão sobre instituições educacionais, estudantes, professores e pesquisadores.
A SOLUÇÃO
A educação é o instrumento mais eficaz da humanidade para conduzir conscientemente a evolução social. Há uma necessidade urgente de expandir o alcance, a acessibilidade e a qualidade da educação em todos os níveis. Multiplicar o modelo existente não é suficiente. Nós não precisamos apenas de mais educação e sim de uma educação qualitativamente diferente - um novo paradigma. A atualização do conteúdo do curso não é mais suficiente. Precisamos de uma educação que prepare os jovens para se adaptarem às futuras inovações e para o enfrentamento de desafios que ainda não podem ser totalmente antecipados.
AGENDA
A Conferência será focada nos seguintes temas: 1. Aprendizagem na primeira infância; 2. Aprendizagem centrada na pessoa; 3. Formação de Professores; 4. Educação Básica; 5. Educação Superior e Tecnológica; 6. Educação Transdisciplinar; 7. Aprendizagem Online e Híbrida; 8. Educação e Inovação; 9. Educação e Emprego.
PROGRAMAÇÃO
12 de novembro
9h - Credenciamento e Registro
10h - Abertura
10h40 - Conferência: A Educação e a 4ª Revolução Industrial
12h – Almoço
13h - 14h - Painel 01: Questões críticas para o futuro da educação- Os principais desafios que a educação enfrenta numa sociedade em rápida transformação, interconectada e cada vez mais complexa que está emergindo no século XXI. Aprendizagem na era de crescentes avanços em ciência e tecnologia, bibliotecas online, novas tecnologias de informação e comunicação, educação centrada na pessoa e inovações na educação infantil.
14h - 15h - Painel 02: Educação e Empreendedorismo (formação para o empreendedorismo, parques tecnológicos e incubadoras, empresas inovadoras, propriedade intelectual, articulação entre universidades e indústria).
15h – 15h30 - Coffee break
15h30 – 18h – Apresentação de trabalhos
13 de novembro
8h30 - 9h30 - Painel 03: A visão de futuro - Este painel buscará destacar as visões de negócios, sociedade, governo, estudantes e universidades, a fim de desenvolver um compartilhamento das mudanças necessárias no sistema educacional e das questões críticas que precisam ser exploradas.
9h30 - 9h50 - Coffee break
9h50 - 10h50 - Painel 04: Avaliação como apoio à melhoria da qualidade na educação. Programas e políticas nacionais de avaliação: Exemplos na América Latina.
10h50 – 13h - Apresentação de trabalhos
13:00 - Almoço
14h -15h - Painel 05: Formação de Professores para o Ensino Básico (o papel dos cursos de pedagogia, residência pedagógica, formação de professores em ciências matemáticas e naturais, o papel da cultura na formação de professores).
15h -15h20 - Coffee Break
15h20 – 16h20 - Painel 06: Educação Interdisciplinar – As novas formas de organização das estruturas curriculares. O modelo STEM (Ciência, Tecnologia, Engenharia e Matemática). Transdisciplinaridade para levar aos problemas do mundo real.
16h20 – 18h - Apresentação de trabalhos
14 de novembro
8: 30-9: 30 - Conferência - Ensino Superior, Ciência, Tecnologia e Inovação como fatores chave de desenvolvimento: Inovação, Criatividade e Tecnologia
9: 30-10: 30- Painel 07 - Novos Paradigmas na Educação - Necessidade de mudanças radicais na qualidade, conteúdo, relevância e no processo pedagógico para atender às necessidades emergentes do século 21.
10: 30-10: 50 - Coffee break
10: 50- 13: 00 - Apresentação de trabalhos
13:00 - Almoço
14h – 15h - Painel 08: Aprendizagem Online e Híbrida - Educação à Distância e Inclusão Social na América Latina (Educação voltada para a solução de questões sociais). “Moocs”, Programas Nacionais, Universidades Abertas da América Latina, Novas Plataformas Educacionais. A tecnologia se integra cada vez mais a cada aspecto da educação, e a internet abre novos modelos de aprendizagem.
15h - 16h - Painel 09: Educação para o pleno emprego - Alguns empregos desaparecerão no futuro próximo. Outros se transformarão radicalmente e muitos novos empregos serão criados. Metade dos empregos atualmente existentes desaparecerão quando crianças de hoje atingirem a idade adulta. (A organização de estruturas curriculares de formação para o pleno emprego, cursos de curta duração, o processo de Bolonha e sua viabilidade na América Latina).
16h às 16h20 - Coffee Break
16h20 - 18h - Apresentação de trabalhos
18:00 - Sessão de Encerramento e Relatório Final.
Informações adicionais da conferência:
Cada painel terá a duração de 60 minutos, com dois palestrantes convidados e que abordarão, por no máximo 20 minutos os temas centrais. 20 minutos serão dedicados a debates em ambas as apresentações.
Um Presidente moderará cada Sessão e assegurará que os palestrantes e membros do painel sigam estritamente os limites de tempo e facilitem a discussão aberta entre os participantes da Conferência.
Trabalhos também serão aceitos sobre os temas dos painéis. (Os resumos desses artigos devem ser submetidos à Secretaria até 30 de setembro). Esses resumos não devem ter mais de 20 linhas. O Comitê Organizador decidirá sobre eles e sobre os aceitos. Os documentos completos terão prazo para envio até 15 de outubro. Os trabalhos aceitos serão apresentados em Sessões Paralelas.
Haverá tradução simultânea (Inglês, Português e Espanhol).
Os relatores apresentarão uma visão geral das conclusões de cada sessão no Plenário, em 14 de novembro, na sessão de encerramento.
A Conferência será realizada no Rio de Janeiro:
HOTEL WINDSOR FLORIDA
Rua Ferreira Viana, 81 - Catete
Rio de Janeiro, RJ CEP 22210-040 - BRASIL
E-mail para reservas no Hotel: reservas.florida@windsorhoteis.com.br
Telefone do hotel: 55 21 - 21956800
Cada participante é responsável por suas próprias reservas e custos de hospedagem.
Todos os participantes da Conferência devem se registrar no email da Secretaria waasconference@cesgranrio.org.br e pagar a Taxa de Inscrição no valor de R$ 500,00 na chegada à Conferência no Rio de Janeiro ou, por depósito, em favor de: Banco Bradesco- 237; Agência 1421-4; Conta: 16259-0; CNPJ 16665589 / 0001-87, em nome de: Capítulo Brasileiro.