Biblioteca da UNIR abriga exposição sobre empoderamento político da mulher


Publicado em: 17/09/2018 17:02:15.571


    Permanece até o dia 28 de setembro, na Biblioteca Central da UNIR, no campus de Porto Velho, a exposição “86 Anos do Voto Feminino e a Mulher nos Espaços de Poder”. Aberta à visitação nos dias úteis, das 8h às 21h, a mostra, promovida pelo Tribunal Regional Eleitoral (TRE-RO) comemora os 86 anos da conquista do voto feminino, a partir da instituição do primeiro Código Eleitoral, em 1932.
    Tendo como protagonistas as mulheres em espaços tidos como masculinos, a exposição busca registrar, por meio de totens, a digressão histórica acerca do voto feminino no decorrer dos anos, desde 1932, além de oportunizar aos cidadãos rondonienses o acesso a informações relacionadas direta ou indiretamente aos pleitos eleitorais passados. Na exposição demonstra-se que as ideias e decisões femininas constroem um novo contexto para as relações de poder.
    Nesse sentido, é destacado o papel preponderante que as professoras Eunice Johnson, Berenice Tourinho e Indira Stédile, assim como a técnica em enfermagem e instrumentação cirúrgica Ideuzuíta da Silva, conhecida como Dona Deuza, exercem para o fortalecimento da única universidade pública no estado de Rondônia. Essas mulheres, a partir de seus pioneirismos, inauguram momentos significativos para a consolidação do ensino público superior em Rondônia.
    A abertura da mostra, na manhã dessa segunda-feira, 17, contou com a presença do reitor da Universidade Federal de Rondônia, professor doutor Ari Ott, e da desembargadora aposentada Zelite Andrade Carneiro. A magistrada reúne em seu currículo cargos que a destacam como ocupante de espaços tidos como masculinos, tendo sido presidente do Conselho Seccional da Ordem dos Advogados do Brasil no Estado de Roraima e, em Rondônia, procuradora geral de Justiça, presidente do Tribunal de Justiça e presidente do Tribunal Regional Eleitoral.