UNIR alcança autorização da CAPES para ofertar Mestrado em Conservação e Uso de Recursos Naturais


Publicado em: 20/09/2018 09:00:44.707


    A Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) divulgou no dia 05 de setembro os resultados da Avaliação de Propostas de Cursos Novos nas modalidades acadêmica e profissional após avaliação pelas respectivas áreas durante a 178ª Reunião do Conselho Técnico-Científico da Educação Superior (CTC-ES), ocorrida entre os dias 27 e 31 de agosto de 2018, ao qual pode ser conferida no link https://www.capes.gov.br/sala-de-imprensa/noticias/9031-divulgado-o-resultado-da-apcn-para-calendarios-2017-e-2018.
    A área de Biodiversidade autorizou a Fundação Universidade Federal de Rondônia (UNIR) a oferecer o Programa de Pós-Graduação Strito Sensu/Mestrado em Conservação e Uso de Recursos Naturais (PPGReN). Este novo curso tem seu foco principal na geração de conhecimento sobre a biodiversidade e recursos naturais regionais em busca de métodos de conservação e aplicações no desenvolvimento de bioprocessos e insumos.
    A proposta recomendada pela CAPES  está estruturada em duas áreas de concentração: a) Bioprospecção & Uso de Recursos Naturais, e b) Ecologia & Conservação de Recursos Naturais. Cada área apresenta duas linhas de pesquisa, respectivamente:  
a1 – Desenvolvimento de Bioprocessos e Insumos;
a2 – Isolamento e Caracterização de Bioativos;
b1 – Ecologia e Conservação da Biodiversidade;
b2 – Manejo e Manutenção de Recursos Naturais.
    O novo Programa estará vinculado ao Departamento de Biologia (DBIO) do Núcleo de Ciências Exatas e da Terra (NCET) e contará, em seu quadro docente com pesquisadores da UNIR, Fundação Oswaldo Cruz em Rondônia (Fiocruz Rondônia) e Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa - Rondônia). Sua implantação vem ao encontro da necessidade de preencher uma lacuna de conhecimento relativo a biodiversidade regional bem como possibilitar o aperfeiçoamento de profissionais, principalmente com formação em Ciências Biológicas, Farmácia & Bioquímica, Biomedicina, Gestão Ambiental, Zootecnia, Engenharia Florestal, Agronomia, dentre outros.
    Segundo o Pró-Reitor de Pós-Graduação e Pesquisa (PROPESQ) da UNIR, professor doutor Leonardo de Azevedo Calderon, “o oferecimento de um Programa de Mestrado em Conservação e Uso de Recursos Naturais atenderá a demanda regional e consolidará a formação e fixação de recursos humanos diretamente envolvidos nas questões e potencialidades regionais e inserção nacional e internacional”.