Publicado em: 03/10/2018 13:19:49.286
A Pró-Reitoria de Cultura, Extensão e Assuntos Estudantis (Procea) da Fundação Universidade Federal de Rondônia (UNIR), por meio da Diretoria de Extensão e Cultura, realizou nos dias 26 e 27 de setembro o IV Seminário de Extensão e o III Seminário de Formação em Extensão.
O Seminário de Extensão teve como principal objetivo criar um ambiente de publicização e integração das propostas de extensão, circuladas e realizadas, no âmbito da UNIR, assim como garantir canais de diálogos entre a comunidade acadêmica e a sociedade.
O evento contou com inúmeras atividades como: palestras, apresentação de banners, comunicações, oficinas, minicursos, amostras diversas e apresentações culturais. Além da vitrine de resultados das ações de Extensão, no Seminário, foram discutidos conceitos, concepções, políticas e ampliação da inserção da produção cultural, científica e artística da Universidade em sociedade.
Na solenidade de abertura da programação, o reitor, professor doutor Ari Miguel Teixeira Ott, fez o descerramento das placas dos espaços de vivência denominados Urucum e Murupi. Nesses espaços, por meio de agenda mensal, serão realizadas atividades voltadas para as áreas de Saúde, Esporte e Lazer (Espaço Murupi), e Atividades Culturais (Espaço Urucum).
No Encontro de Formação em Extensão, cujo foco das discussões, pela segunda vez, foi o processo de Curricularização da Extensão, o debate foi conduzido pela Pró-Reitora da PROCEA, professora doutora Marcele Pereira, e pelo Presidente da Câmara de Pesquisa Extensão (CPE), professor doutor Márcio Secco.
A Pró-Reitora Marcele Pereira pontuou que a presença e o apoio dos representantes dos Núcleos Docentes Estruturantes (NDEs), dos departamentos dos cursos de Medicina, Matemática, Letras Vernáculas, Direito e Psicologia, do Campus José Ribeiro Filho, e do Departamento do curso de Engenharia Ambiental, do Campus de Ji-Paraná, entre outros participantes, foram definitivos para o sucesso dos eventos. E, acrescentou: “o processo de curricularização da extensão na nossa Universidadesó será possível se, juntos, PROGRAD, NDEs, Núcleos, Diretorias de campi, Departamentos, e toda comunidade acadêmica ampliarem o entendimento a respeito da importância de se fazer extensão, bem como reconhecerem o impacto positivo que refletirá na formação dos nossos discentes e na comunidade externa”.



