Publicado em: 19/10/2018 11:35:46.89

O Campus de Rolim de Moura da Fundação Universidade Federal de Rondônia (UNIR) divulga o Seminário “A experiência da residência agroflorestal no estado de Rondônia”, que será realizado de 22 a 23 de novembro de 2018. As inscrições para participar do evento estarão disponíveis a partir de 1º de novembro.
O objetivo do seminário é apresentar à sociedade e academia a experiência da Residência Agroflorestal no estado de Rondônia e seus efeitos gerados nas organizações e para profissionais.
A programação conta com a realização de palestras sobre os temas “Trajetórias de desenvolvimento na Amazônia”, “A Residência como instrumento de implementação de políticas públicas”, “O papel e a contribuição da SEAD-PR na Residência Agroflorestal – RO”, “Residência no contexto da Política e Gestão Florestal na Amazônia”, “Estruturas de mercados de produtos agroalimentares” e “Perspectivas para o setor florestal e meio rural no planejamento do estado de Rondônia”. Haverá também relatos de experiência sobre a residência agroflorestal.
Sobre o Projeto Residência Agroflorestal
O Projeto Residência Agroflorestal (CPRA), do Departamento de Engenharia Florestal do Campus de Rolim de Moura, visa formar agente de Assessoria Técnica e Extensão à Agricultura Familiar (ATEAF) no âmbito da implementação das políticas públicas de desenvolvimento rural e territorial, promovendo o fortalecimento da organização social e das cadeias de produção da agricultura familiar e da sociobiodiversidade no Estado de Rondônia.
É resultante de uma parceria com a Secretaria Especial de Agricultura Familiar e do Desenvolvimento Agrário da Presidência da República (SEAD/PR) e com o CNPq, que destinada a formar recursos humanos em ATEAF, pela pedagogia da alternância, no âmbito do fortalecimento da organização social e das cadeias de produção da agricultura familiar e da sociobiodiversidade.
O processo de formação proposto pela Residência Agroflorestal consiste na permanência de profissionais, egressos da graduação, junto às organizações produtivas da agricultura familiar, em forma de rodízio, em diferentes unidades sociais de produção, conciliado com módulos de formação na Universidade.