Laboratório de Pesquisa em Teatro e Transculturalidade divulga atividades de pesquisa realizadas por docentes do curso de Licenciatura em Teatro


Publicado em: 22/10/2018 07:36:08.385


    Nesse mês de outubro de 2018, o Laboratório de Pesquisa em Teatro e Transculturalidade (PAKY’OP), divulga atividades de pesquisa realizadas por docentes do curso de Licenciatura em Teatro, com o intuito de promover ações de cunho científico, visando a consolidação de investigações sobre o fazer teatral na contemporaneidade e seus desdobramentos.
    Na programação estão inseridas duas comunicações, sendo a primeira do professor doutor Luciano Oliveira, acerca dos resultados obtidos em suas pesquisas teatrais, focando nos objetos de cena, que resultou na publicação do livro de artista “Eid Ribeiro e o Armatrux em processo: o objeto flutuante entre a poética e a estética teatral”. Livro este que é resultado de pesquisas de doutorado realizadas pelo professor ao longo de quase cinco anos em distintas universidades brasileiras como Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC), Universidade de São Paulo (USP), Universidade Estadual Paulista (UNESP) e Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG).
    A segunda comunicação, do professor doutor José Maria Lopes Júnior, também docente do curso de Licenciatura em Teatro, está vinculada a linha de pesquisa “Teatro e Política no Oriente Médio: paralelos com a América Latina”. Nesta, o pesquisador faz um panorama do Teatro Libanês, Sírio e Palestino, atravessando os temas das guerras no Oriente Médio e da ocupação da Palestina. Apresentando, assim, os resultados de suas pesquisas realizadas durante licença capacitação, de fevereiro a abril de 2018, em Beirute no Líbano. Quanto a América Latina, o pesquisador traz referências sobre o teatro Chileno, Brasileiro, Boliviano, Colombiano e os temas das ditaduras, torturas, refugiados e guerrilhas.
    As atividades, abertas para o público em geral, acontecerão no Campus José Ribeiro Filho, em Porto Velho na próxima quarta-feira, 24, das 14h às 16h, no Laboratório de Criação Cênica – sala 101F.