Publicado em: 25/10/2018 10:54:58.752
Uma professora e duas alunas do Curso de Medicina da Fundação Universidade Federal de Rondônia (UNIR) tiveram trabalhos aprovados e apresentados no XXXVI Congresso Brasileiro de Psiquiatria (CBP), realizado de 17 a 20 de outubro, em Brasília, pela Associação Brasileira de Psiquiatria. Dentro os quatro trabalhos apresentados pela equipe da UNIR no evento, um ficou entre os oito melhores na sua categoria.
Os trabalhos são decorrentes da análise dos dados do projeto de “Investigação do Uso de Drogas Lícitas e Ilícitas por Estudantes da Universidade Federal de Rondônia do Campus de Porto Velho”, realizado em 2017, pelas orientandas do Programa Institucional de Iniciação Científica (PIBIC/UNIR) Daysaiana Nunes Pessoa e Aline Cristina Carvalho Guedes, sob a coordenação da professora doutora Rosely Valéria Rodrigues, do departamento de Medicina.
Os resultados da pesquisa foram apresentados na forma de pôsteres no Congresso. Foram aceitos quatros trabalhos da equipe: Consumo e Frequência de Álcool por Universitários; Prevalência dos Níveis de Estresse entre Alunos do Núcleo de Saúde em uma Universidade da Amazônia Ocidental; Uso de Drogas Ilícitas entre Universitários e A Prevalência de Ideações Suicidas entre Alunos da Graduação de uma Universidade da Amazônia Ocidental.
Na ocasião, o “Ideação Suicida” foi selecionado para apresentação oral na categoria de Pesquisas Originais, Ensaios Clínicos e Revisão, entre mais de 200 inscritos, ficando entre os oito melhores trabalhos nessa categoria no Congresso. A pesquisa foi apresentada pela aluna Daysaiana Nunes Pessoa, do 7º período de Medicina.
O evento teve como eixo principal as ”Diretrizes para um modelo de assistência psiquiátrica no Brasil, isso é possível?”. Segundo a professora doutora Rosely Valéria Rodrigues, “a partir dos Trabalhos de Pesquisa e do Programa de Iniciação Científica e de bolsas da UNIR, foi possível a realização do estudo e apresentação dos resultados com ênfase no consumo de drogas ilícitas entre os universitários, tendo como um achado a prevalência de pensamentos relacionados ao desejo de acabar com a própria vida, bem como a concomitante análise de perguntas que investigaram parâmetros acerca da saúde mental dos alunos em questão, alertando para os problemas econômicos, mental e social acerca do consumo de drogas ilícitas”.
Conforme explicou a professora, o Congresso é considerado o maior e melhor evento de especialidade médica da América Latina, o primeiro em atualização cientifica psiquiátrica e o segundo melhor congresso de psiquiatria do mundo.
“O CBP tem repercussão internacional, contando com a presença de palestrantes de diversos países que discutiram a saúde mental do mundo. Nesse contexto, trazer as informações de nossa pesquisa e estar entre os melhores evidencia a importância desses estudos em nossa Universidade Federal de Rondônia”, observou Rosely Valéria Rodrigues.