Publicado em: 26/10/2018 13:59:28.072
O Programa de Mestrado em Administração (PPGMAD) da Fundação Universidade Federal de Rondônia (UNIR), por meio do Grupo de Pesquisa em Gestão da Inovação e Tecnologia, participou da Conferência ICTM 2018 promovida pela Universidade de Wroclaw, na Polônia, nos dias 22 e 23 de outubro de 2018.
A Conferência Internacional sobre Gestão de TIC para Competitividade Global e Crescimento Econômico em Economias Emergentes ICTM 2018 teve como tema a “Capacidade de Inovação para o Desenvolvimento Socioeconômico”. Segundo o professor doutor Flávio de São Pedro Filho, docente do PPGMAD, trata-se de um dos eventos mais significativos da área de pesquisa em comportamento e gestão.

O trabalho aprovado para apresentação é intitulado Measuring The Pro-Innovation Behavioural Profile of Organizations (Medindo o perfil comportamal da pro-inovação das organizações), oportunidade em que a UNIR contribuiu com pesquisa quali-quantitativa voltada específicamente para comportamento pró-inovação. O estudo busca responder sobre o que pode ser considerado como evidência do perfil comportamental pró-inovação de uma organização, uma das mais significativas preocupações nas organizações públicas e empresariais, haja a vista a pressão dos usuários destas estruturas.
A pesquisa foi elaborada pelos mestrandos Raul Afonso Pommer Barbosa, Rwrsilany Silva, Cleice de Pontes Bernardo e pela professora doutora Jolanta Kowal, sob a orientação do professor Flávio de São Pedro Filho. O trabalho foi exposto no evento pela professora Jolanta Kowal, coautora do trabalho e pesquisadora do Instituto de Psicologia da Universidade de Wroclaw.

Resumo do trabalho: O comportamento pró-inovação nas organizações está diretamente relacionado à fonte de suas abordagens inovadoras, incentivando os membros da equipe a desenvolver idéias e novos projetos e a planejar e detectar oportunidades em um contexto dinâmico. Deve-se enfatizar que o corpo funcional de uma organização é a base de seus processos de inovação. Para estes, deve estar ciente do potencial de seus recursos humanos, bem como de seus incentivos que ajudam a despertar e desenvolver o potencial de cada indivíduo. Assim, a questão é: o que pode ser considerado evidência do perfil comportamental pró-inovação de uma organização? A Teoria Institucionalista do Desenvolvimento e do Comportamento Planejado lança luz sobre isso. O objetivo geral do presente trabalho é analisar evidências do perfil comportamental pró-inovação nas organizações; seus objetivos específicos são (1) identificar construções mensuráveis de pró-inovação; (2) elaborar a consistência analítica deste trabalho; e (3) desenvolver uma ferramenta de medição válida para medir o comportamento pró-inovação. Para tanto, foi realizado um estudo qualitativo e quantitativo com uma amostra de 90 funcionários que atuam em lojas da indústria joalheira. Os dados foram tratados por meio de estatística de frequência descritiva, juntamente com o Alfa de Cronbach e a Análise Fatorial Confirmatória. Juntos, estes foram suficientes para construir um instrumento válido e confiável para medir o comportamento pró-inovação. Além disso, os passos necessários para validar uma escala de medição foram mostrados. Este trabalho é dirigido a pesquisadores na área de medição e desenvolvimento de escalas.
Palavras-chave: Inovação; Comportamento; Medição; Construções; Validade; Confiabilidade.