Projeto Viver Kaxarari leva pesquisadores da UNIR para terra indígena


Publicado em: 30/10/2018 08:50:20.135


    Professores e alunos do Programa de Pós-graduação em Geografia (PPGG) da Fundação Universidade Federal de Rondônia (UNIR) farão uma visita de campo à terra indígena do povo Kaxarari, de 31 de outubro a 3 de novembro. A experiência faz parte do Projeto Viver Kaxarari, que tem o intuito de fazer um breve diagnóstico socioeconômico e cultural do povo que vive na fronteira entre Rondônia e Amazonas.

    Na oportunidade, os 21 participantes do projeto também acompanharão o I Encontro de Mulheres Kaxarari, que ocorrerá nos dias 1º e 2 de novembro. A liderança do povo espera que pelo menos 200 indígenas compareçam ao Encontro e participem das atividades que serão desenvolvidas pelos pesquisadores, como oficinas de ‘Comercialização e Marketing de produtos indígenas’ e ‘Economia Colaborativa’.

    Paralelo ao evento será feito um exercício etnográfico com os indígenas presentes e na aldeia. Participarão do Projeto Viver Kaxarari, alunas e alunos que se inscreveram nas disciplinas “Populações Amazônicas”, ministrada pelo professor doutor Adnilson de Almeida Silva e “Geografia Cultural”, do professor doutor Josué da Costa Silva, além de pesquisadores convidados dos Grupos de Pesquisas GEPCULTURA, coordenado pelo professor Josué e GEPGÊNERO, sob a coordenação da professora doutora Maria das Graças Silva Nascimento Silva.

    De acordo com os pesquisadores, o trabalho de campo acrescenta novas realidades e leva à reflexão do “conceito” de mundo. Conhecer, participar, interagir, aprender, rever as certezas, entender os saberes e conhecimentos de outros agrupamentos sociais, outras pessoas, outras culturas, desenvolver a habilidade narrativa e descritiva e principalmente, a capacidade de ouvir, escutar a narrativa do outro.

    A ação conta ainda com o apoio e parceria do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO) e da Faculdade UNIRON, por meio dos cursos de Comunicação e Arquitetura.

Programação prevista:

Manhã do dia 01.11
• Roda de Conversa de Abertura Ar
• Apresentação cultural (danças tradicionais)
• Oficina – Direito das Mulheres Indígenas 
• Oficina Saberes das Parteiras Tradicionais - Acre Tarde do dia 01.11
• Oficina – Mulheres e o Empreendedorismo Indígena
• Oficina sobre os Pajés
Noite do dia 01.11 
• Roda de Conversa sobre Políticas de Acesso de indígenas na Universidade Federal de Rondônia
Sobre a Permanência Indígena na Universidade
Manhã do dia 02.11 
• Oficina – Mulheres e o Empreendedorismo Indígena
• Oficina – Um olhar voltado para o Solidarismo
Tarde do dia 02.11 

• Feira de Empreendedorismo das Mulheres Indígenas (artesanatos, farinha e quadros de pinturas/grafismo do Povo Kaxarari

Noite do dia 02.11 
• Roda de Conversa de Encerramento
• Apresentação cultural.
Manhã do dia 03.11 
• Café da manhã tradicional
• Retorno dos participantes
 
Arrecadação solidária – Projeto Viver Kaxarari

Os cursos de Comunicação e Arquitetura estão arrecadando roupas, calçados, livros infantis e brinquedos em bom estado para doação. As arrecadações serão entregues ao povo Kaxarari durante uma viagem de campo de pesquisadores do Programa de Pós-graduação em Geografia. Os Kaxarari habitam na fronteira entre Rondônia e Amazonas, nas proximidades da BR-364. Em contrapartida ao acolhimento que os pesquisadores terão na aldeia, solicitamos doações.

O que: Arrecadação de roupas, calçados, brinquedos e livros.
Para quem: Povo Kaxarari
Onde doar: Uniron, Campus II. Procurar os professores Larissa Zuin (Comunicação) e Caio Lasmar (Arquitetura)
Quando: até 30/10 /2018